Ação de solidariedade marca véspera de Dia das Crianças no Hucam e no Hospital Infantil de Cachoeiro

A véspera do Dia das Crianças foi marcada por muita alegria e solidariedade com a entrega de brinquedos arrecadados pelo CREFITO Acadêmico e o CREFITO 15 para a brinquedoteca do Hucam, em Vitória. Para celebrar a boa ação, também foram realizadas oficinas de pintura e música no estacionamento do hospital. Além disso, ação semelhante também foi realizada no Hospital Infantil de Cachoeiro.

Para a diretora-secretária do CREFITO 15, Dra. Mônica Tanaka, a iniciativa do CREFITO Acadêmico e do próprio Conselho foi bastante positiva para alegrar ainda mais as crianças que precisam passar pela internação hospitalar.

 

“O que pudermos fazer para amenizar o sofrimento e trazer um pouco de alegria para essas crianças é muito válido. Foi muito bonito ver a solidariedade e o empenho de vários estudantes da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional em busca desta boa ação. Também é preciso destacar que, no Hucam, o evento só foi possível graças ao apoio do superintendente, Dr. Luiz Sobral; a chefe da Pediatria, Dra. Rita Checon; a chefe da equipe multiprofissional, Dra. Jamile Lima; e da enfermeira chefe da Pediatria, Dra. Vinícia Duarte”.

 

Melhorias para os pacientes e acompanhantes.

Implantada em 2016, a brinquedoteca do Hucam recolhe bons resultados. Segundo a coordenadora, a Dra. Eliania Silva, que é terapeuta ocupacional e conselheira do CREFITO 15, as crianças internadas e seus responsáveis apresentam grande melhora quando passam um tempo nesse espaço.

“A mudança é visível. As crianças mudam depois que conhecem o espaço. Ficam mais alegres, menos ansiosas diante dos procedimentos, apresentam maior tolerância em aguardar a alta para casa. Os responsáveis estão sempre trazendo um retorno positivo, assim como os profissionais de Enfermagem e Medicina. Em uma pesquisa de satisfação feita com os usuários, a única queixa foi sobre o tempo de abertura, pois queriam que fosse ininterrupto. Esse retorno por parte dos usuários e também da equipe me deixa muito feliz e só mostra o quanto é benéfico e contribui para o tratamento”, destacou.

Quem quiser doar brinquedos pode deixar na recepção da Pediatria do Hucam, localizado na Av. Marechal Campos, 1355 – Santa Cecilia, Vitória.

Dra. Mônica enfatiza ainda que essa ação só foi possível graças à participação de alunos e professores da EMESCAM, UVV, Estácio de Sá, Salesiano, FAVI e UFES, que doaram tempo e recursos financeiros para levar um pouco de alegria às crianças internadas. Ela cita ainda a participação de universitários do interior do Estado.

“No interior do Estado também houve visitas em hospitais. Estudantes da UNESC, em Colatina, da Faculdade Vale do Cricaré, em São Mateus, e da São Camilo, em Cachoeiro de Itapemirim, levaram brinquedos e fizeram brincadeiras para os pacientes infantis”, acrescenta a diretora.

Leia Também

CREFITO 15 participa de Simpósio de Saúde Mental em Cachoeiro, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental, foi realizado, nesta quarta-feira (10), o I …

PARCEIROS CREFITO