Ação de solidariedade marca véspera de Dia das Crianças no Hucam e no Hospital Infantil de Cachoeiro

A véspera do Dia das Crianças foi marcada por muita alegria e solidariedade com a entrega de brinquedos arrecadados pelo CREFITO Acadêmico e o CREFITO 15 para a brinquedoteca do Hucam, em Vitória. Para celebrar a boa ação, também foram realizadas oficinas de pintura e música no estacionamento do hospital. Além disso, ação semelhante também foi realizada no Hospital Infantil de Cachoeiro.

Para a diretora-secretária do CREFITO 15, Dra. Mônica Tanaka, a iniciativa do CREFITO Acadêmico e do próprio Conselho foi bastante positiva para alegrar ainda mais as crianças que precisam passar pela internação hospitalar.

 

“O que pudermos fazer para amenizar o sofrimento e trazer um pouco de alegria para essas crianças é muito válido. Foi muito bonito ver a solidariedade e o empenho de vários estudantes da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional em busca desta boa ação. Também é preciso destacar que, no Hucam, o evento só foi possível graças ao apoio do superintendente, Dr. Luiz Sobral; a chefe da Pediatria, Dra. Rita Checon; a chefe da equipe multiprofissional, Dra. Jamile Lima; e da enfermeira chefe da Pediatria, Dra. Vinícia Duarte”.

 

Melhorias para os pacientes e acompanhantes.

Implantada em 2016, a brinquedoteca do Hucam recolhe bons resultados. Segundo a coordenadora, a Dra. Eliania Silva, que é terapeuta ocupacional e conselheira do CREFITO 15, as crianças internadas e seus responsáveis apresentam grande melhora quando passam um tempo nesse espaço.

“A mudança é visível. As crianças mudam depois que conhecem o espaço. Ficam mais alegres, menos ansiosas diante dos procedimentos, apresentam maior tolerância em aguardar a alta para casa. Os responsáveis estão sempre trazendo um retorno positivo, assim como os profissionais de Enfermagem e Medicina. Em uma pesquisa de satisfação feita com os usuários, a única queixa foi sobre o tempo de abertura, pois queriam que fosse ininterrupto. Esse retorno por parte dos usuários e também da equipe me deixa muito feliz e só mostra o quanto é benéfico e contribui para o tratamento”, destacou.

Quem quiser doar brinquedos pode deixar na recepção da Pediatria do Hucam, localizado na Av. Marechal Campos, 1355 – Santa Cecilia, Vitória.

Dra. Mônica enfatiza ainda que essa ação só foi possível graças à participação de alunos e professores da EMESCAM, UVV, Estácio de Sá, Salesiano, FAVI e UFES, que doaram tempo e recursos financeiros para levar um pouco de alegria às crianças internadas. Ela cita ainda a participação de universitários do interior do Estado.

“No interior do Estado também houve visitas em hospitais. Estudantes da UNESC, em Colatina, da Faculdade Vale do Cricaré, em São Mateus, e da São Camilo, em Cachoeiro de Itapemirim, levaram brinquedos e fizeram brincadeiras para os pacientes infantis”, acrescenta a diretora.

💬 Precisa de Ajuda?
X