Terapia Ocupacional em Gerontologia

No contexto da saúde, a Terapia Ocupacional destaca-se, na atenção ao idoso, por oferecer um campo de tratamento voltado às questões da sua vida diária, do seu cotidiano e de suas necessidades biopsicossociais.

É competência da Terapia Ocupacional criar, estimular e desenvolver condição que favoreçam o desencadeamento do processo terapêutico. Na Terapia Ocupacional este processo dá-se, essencialmente, pela inter-relação do paciente com o terapeuta, a atividade e grupo, sendo que, nessa dinâmica, a pessoa do terapeuta assume papel fundamental como um dos elementos facilitadores e integradores do processo.

A Terapia Ocupacional utiliza as atividades como elemento centralizador e orientador na construção do processo terapêutico. Elas são avaliadas no contexto de cada caso e com o objetivo de promover o desenvolvimento, tratamento e reabilitação de indivíduos ou grupos que necessitem de cuidados físicos, sensoriais, psicológicos e sociais de modo a ampliar seu desempenho e participação social.

Em Gerontologia o Terapeuta Ocupacional participa de programas de prevenção de doenças e manutenção da saúde, preparando o idoso para os eventos inerentes ao seu envelhecimento (aposentadoria, menopausa, perdas) incentivando seu convívio social, familiar e sua autonomia.

Na atuação com o idoso, o Terapeuta Ocupacional age como um facilitador que capacita o mesmo a fazer o melhor uso possível das capacidades remanescentes, a tomar suas próprias decisões e lhe assegurar uma conscientização de alternativas realísticas.

A atividade proporciona uma vivência com significado existencial através da auto-responsabilidade, do compromisso, de expressão de valores e de sistematicidade, podendo envolver ainda convívio social pautado por bem-estar.

No processo terapêutico a Terapia Ocupacional utiliza instrumentos de avaliação funcional, das estruturas mentais, emocionais e sociais, e avalia principalmente o desempenho das Atividades da Vida Diária, pois são os principais indicadores da autonomia do idoso.

Objetivos gerais da Terapia Ocupacional em Gerontologia:

-Integrar a pessoa em idade avançada à sua própria comunidade, tornando-a o mais independente possível.
-Incentivar, encorajar e estimular o idoso a continuar fazendo planos, ter ambições e aspirações.
-Manter o idoso na comunidade, em contato com pessoas de todas as idades, promovendo relações interpessoais.
-Contribuir para o ajustamento psicoemocional do idoso e sua expressão social.
-Manter o nível de atividade, alterando o ambiente se necessário.
-Enfatizar os aspectos preventivos do envelhecimento prematuro e de promoção de saúde.
-Reabilitação do idoso com incapacidade física e/ou mental.
-Tais objetivos estão na dependência do estado de saúde do indivíduo, do seu grau de independência nas atividades da vida diária (AVD) e do -seu grau de interesse e participação.

Para efeito de registro, o título concedido ao profissional Terapeuta Ocupacional será de Profissional Terapeuta Ocupacional Especialista em Gerontologia.

Para o exercício da Especialidade Profissional de Terapia Ocupacional em Gerontologia, na concepção da integralidade e humanização na atenção à pessoa, é necessário o domínio nas seguintes grandes áreas de competência:

I – Realizar consulta, avaliação, solicitar inter consulta, exames complementares e pareceres para definir o diagnóstico, a intervenção e o prognóstico terapêutico ocupacional, voltados para autonomia e independência das pessoas idosas;
II – Realizar estratégias de promoção, prevenção, manutenção e/ou reabilitação das funções cognitivas (memória, atenção, concentração, linguagem, orientação espacial e temporal), sensoriais e motoras no âmbito do desempenho ocupacional da pessoa idosa;
III – Realizar atividades educativas em todos os níveis de atenção à pessoa idosa, familiares e cuidadores/acompanhantes, bem como aos profissionais, estudantes e população em geral;

💬 Precisa de Ajuda?
X