Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Arte com fundo azul, com a frase "Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla" em branco alinhada à esquerda. Na parte inferior estão as logos do CREFITO-15 e da semana

De 21 a 28 de agosto é vivenciada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Desenvolvida pela Federação Nacional da Apaes (Fenapaes) em 1963, e introduzida no calendário nacional pela Lei nº 13.585/2017, em 2022 a semana terá como tema “Superar barreiras para garantir a inclusão”.

E nesse ano, a Federação Nacional das Associações Pestalozzi se junta à Apae Brasil, tendo assim as duas maiores instituições de garantia de direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla do Brasil trabalhando de mãos dadas para combater os obstáculos que atrapalham a inclusão de pessoas com deficiência.

A campanha tem por objetivo enfatizar a necessidade do empenho de toda a população no esforço de garantir a total inserção dessa parcela na sociedade, e segue com ações que complementam o tema do ano anterior “É tempo de transformar conhecimento em Ação”.

O tema foi inspirado pelo fato de que o Brasil possui uma das legislações mais avançadas do mundo no que diz respeito à inclusão de pessoas com deficiência, que fez com que a deficiência deixasse de ser um atributo da pessoa e se transformasse em um resultado da falta de acessibilidade em todas as esferas, mas ainda são necessárias ações para colocar essa legislação em prática.

Por isso, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla também chama a atenção dos brasileiros para o fato de que mesmo com legislação protegendo os direitos de pessoas com deficiência, há a necessidade de um empenho ativo da comunidade para garantir sua integração, garantindo assim todas as oportunidades e todos os acessos.

CREFITOs e a inclusão

Sabendo do papel que a sociedade tem na destruição de obstáculos para que a inclusão de fato exista, também é de extrema importância salientar que os profissionais ligados ao CREFITO-15 fazem parte desse trabalho em busca de uma maior inclusão das pessoas com deficiência na sociedade brasileira.

Parte disso se mostra na influência que tratamentos com fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais têm na qualidade de vida de pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

Exercícios que incentivam o desenvolvimento de atividades diárias, fortalecimento de músculos e alongamento influenciam na independência dessas pessoas, e podem evitar maiores complicações.

A existência de profissionais da fisioterapia e terapia ocupacional na vida de uma pessoa com deficiência contribui não só para o acolhimento dela, como na conscientização das diferenças frente a sociedade, ao auxiliar pessoas com deficiência a navegar o espaço de acordo com suas capacidades.

Por isso o CREFITO-15 se compromete com os esforços de trabalhar por um Brasil mais inclusivo, acessível, e com menos obstáculos para pessoas com deficiência.

💬 Precisa de Ajuda?
X