Em novembro, Defis realiza 104 inspeções em clínicas, consultórios, unidades de saúde e hospitais no Estado

Um dos pilares do Crefito-15 é a fiscalização, com o intuito de orientar os profissionais sobre as práticas corretas da Fisioterapia e Terapia Ocupacional, e notificar as irregularidades encontradas.

Em novembro, o Departamento de Fiscalização do Crefito-15 (Defis) realizou 53 visitas na Grande Vitória, especificamente nos municípios Vila Velha e Cariacica. As inspeções tiveram como foco a assistência fisioterapêutica ambulatorial, o que inclui clínicas e consultórios. Segundo o coordenador do Defis, Bruce Welington, 100% das denúncias relacionadas à região foram apuradas.

As visitas também aconteceram no interior do Estado. No sul, as cidades inspecionadas foram Jerônimo Monteiro, Alegre e Guaçuí, gerando um total de 25 visitas em consultórios, clínicas, unidades de saúde e hospitais. Na Região centro-norte, foram 26 fiscalizações em Linhares, com foco em assistência fisioterapêutica ambulatorial e, principalmente, na apuração de denúncias. Neste caso, muitas envolvendo o exercício irregular da profissão.

Os principais equívocos encontrados nas fiscalizações foram: ausência de atualização cadastral; ausência de registro de empresa e consultório; e contratos de estágio sem cadastro junto ao Crefito-15.

Para o coordenador do Defis, isso ocorre muitas vezes por falta de informação ou desatenção dos profissionais. Por isso, as visitas também funcionam como uma forma de divulgar as normas e obrigações dos profissionais perante o Conselho.

💬 Precisa de Ajuda?
X