CREFITO 15 participa de reunião no Ministério Público estadual sobre irregularidades em hospital em Cachoeiro de Itapemirim

No dia 17 de julho, o CREFITO 15 esteve em Cachoeiro do Itapemirim para uma reunião realizada pelo Ministério Público Estadual para a elaboração de minuta de acordo, com pactuação de prazos, para que as irregularidades existentes no Hospital Infantil Francisco de Assis (HIFA) sejam sanadas.
Participaram da reunião a presidente do CREFITO 15, Dra. Eunice Sousa, o coordenador do Departamento de Fiscalização do Conselho, Dr. Bruce Wellington, o promotor Dr. Cleto Vinícius Pedrollo, o administrador do HIFA, Jailton Alves Pedroso, a gerente de Enfermagem do HIFA, Bruna Cipriano, e o procurador da autarquia, Dr. Renato Vello.
De acordo com Dra. Eunice, durante as fiscalizações do CREFITO 15 foram detectadas algumas irregularidades, entre elas o descumprimento da Resolução de Diretoria Colegiada (RDC 7) da Anvisa e a Portaria Nº 930, do Ministério da Saúde, que regulamentam o funcionamento das UTIs e UTINs. O hospital foi  notificado, tendo cumprido parcialmente as orientações feitas pelo Conselho.

Desta maneira o CREFITO 15 denunciou os fatos ao Ministério Público, no que estiveram juntos, em audiência de ajuste, para deliberarem com os gestores do hospital. Durante o encontro, o administrador relatou algumas dificuldades financeiras, mas afirmou que vai cumprir as determinações do Ministério Público.

Para a Dra. Eunice Sousa, a reunião foi importante para esclarecer todos os pontos de vista, e enfatizar a importância de se cumprirem as orientações do Conselho. “O CREFITO 15 é uma autarquia federal, que tem o papel fiscalizatório, com o objetivo de garantir o cumprimento do que determina o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional”, destacou.

A operação foi realizada em campanha fiscalizatória do CREFITO 15, à qual está levando ao conhecimento do Ministério Público os descumprimentos da RDC7 e outras da ANVISA.

💬 Precisa de Ajuda?
X