Um dos principais problemas encontrados pelo Departamento de Fiscalização do CREFITO 15 nos estabelecimentos visitados no Estado é a ausência de prontuário dos pacientes, como determina a resolução COFFITO n° 414. No entanto, uma clínica de Vila Velha não só cumpriu esta exigência, como apresentou uma solução inovadora, que pode servir de modelo para outras: a implantação de prontuários eletrônicos para tablet.
O sistema foi desenvolvido há cerca de um ano a pedido dos sócios da clínica Vida Ativa, Lia Mareto Lorençutte, Thayssa Leão Nascimento da Silva e Bruno Simões Felix, diante da necessidade de organizarem melhor os prontuários dos pacientes de pilates, fisioterapia e outras especialidades.
“A ideia surgiu a partir da fiscalização do CREFITO 15. Nós já fazíamos as fichas dos pacientes, mas era necessário registrar a evolução diária. Temos um paciente que é programador, conversamos com ele sobre isso e ele desenvolveu um sistema que estamos usando há um ano”, conta Lia.
Chamado Sistema de Avaliação e Evolução de Fisioterapia, o programa permite a descrição dos exercícios realizados em cada sessão e o local onde o paciente o fez, ou seja, se no solo, se com bola, ou TRX, por exemplo. Ele possibilita ainda a inserção de exames realizados pelos pacientes e laudos. Tudo é armazenado na Nuvem e o histórico do paciente fica preservado.
“Isso é muito importante porque temos outros profissionais que também fazem o atendimento. Caso nós não estejamos presentes na próxima sessão do paciente, tudo o que ele já fez fica registrado”, explica Thayssa.
Embora tenha mudado a rotina dos sócios, o sistema ainda deve passar por evoluções diante das necessidades de melhorias sentidas no dia a dia.
Em relação à fiscalização do CREFITO 15, as fisioterapeutas afirmam que esta é uma forma de valorizar os bons profissionais e evitar que os serviços sejam prestados sem a devida qualificação.