4 de janeiro: Dia do Hemofílico

Hemofilia é uma doença genético-hereditária que se caracteriza por desordem no mecanismo de coagulação do sangue e manifesta-se quase exclusivamente no sexo masculino.

Hoje é comemorado o Dia do Hemofílico, data que tem por objetivo chamar atenção à Hemofilia, doença genético-hereditária que prejudica a capacidade do corpo humano em controlar a circulação do sangue, além de dificultar o processo da coagulação.

A data foi escolhida em homenagem ao cartunista Henfil, que faleceu em 04 de janeiro de 1988.

Assim como ele, seus irmãos Betinho, como era conhecido o sociólogo Herbert de Souza, e o músico Chico Mário, também tinham hemofilia.

Devido às transfusões de sangue que antes eram necessárias para o controle da doença, os irmãos contraíram o vírus HIV e, por complicações da doença, vieram a óbito entre os anos 1987 e 1988.

Existem dois tipos de hemofilia: A e B, sendo que a hemofilia A ocorre por deficiência do fator VIII de coagulação do sangue, e a hemofilia B, por deficiência do fator IX.

Os pacientes com hemofilia podem ser atingidos desde a primeira infância, o que pode gerar danos no aparelho locomotor, como artrose, deformidades e dor nas articulações, comprometer a qualidade de vida do portador e causar impacto social na vida do paciente.

Segundo a Associação Brasileira de Pessoas com Hemofilia (ABRAPHEM), “a Fisioterapia tem papel muito importante nas disfunções musculoesqueléticas que afetam as pessoas com hemofilia, pois 90% de todos os sangramentos dessas pessoas ocorrem no aparelho locomotor, sendo 80% dos episódios nas articulações e 20% nos músculos.

Tais hemorragias podem ser decorrentes de traumas ou espontâneas e a hemorragia dentro da articulação (hemorragia intra-articular ou hemartrose) é considerada a principal causa de morbidade das pessoas com hemofilia”.

Sintomas e tratamento

-Nos quadros graves e moderados, os sangramentos repetem-se espontaneamente.

-Em geral, são hemorragias intramusculares e intra-articulares que desgastam primeiro as cartilagens e depois provocam lesões ósseas.

-Os principais sintomas são dor forte, aumento da temperatura e restrição de movimento. As articulações mais comprometidas costumam ser joelho, tornozelo e cotovelo.

-O tratamento pode ser feito de duas formas diferentes, dependendo do tipo de hemofilia.

-A terapia normal é a injeção dos concentrados no corpo para prevenir sangramentos ou até mesmo no primeiro sinal de hemorragia.

-Já a terapia profilática consiste na forma preventiva e não apenas durante as crises.

-Esta terapia é capaz de evitar consequências mais graves e aumentar a qualidade de vida do paciente.

-No tratamento da hemofilia, a Fisioterapia tem por objetivo:

-Aliviar a dor;

-Auxiliar na reabsorção da hemorragia;

-Atuar sobre o processo inflamatório;

-Recuperar o trofismo muscular;

-Melhorar a força muscular;

-Melhorar a mobilidade articular;

-Estimular a atividade física, proporcionando condição física adequada;

-Melhorar a qualidade de vida, reduzindo os períodos de imobilização e incentivando a prática de esportes adequados;

-Prevenir e tratar as lesões e sequelas mediante a aplicação de métodos fisioterapêuticos gerais e específicos e utilização de dispositivos ortopédicos.

💬 Precisa de Ajuda?
X