Home / Destaques / SESSÃO SOLENE NA ALES HOMENAGEIA PROFISSIONAIS

SESSÃO SOLENE NA ALES HOMENAGEIA PROFISSIONAIS

Em comemoração ao Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional e aos 50 anos de regulamentação da profissão, foi realizada, no dia 14 de outubro, uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Espírito Santo. A sessão foi proposta e conduzida pelo deputado estadual Doutor Hércules Silveira, presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Ales.

Em um discurso emocionante, a presidente do Crefito-15, Dra. Eunice Sousa fez uma retrospectiva sobre a trajetória das atividades ao longo da história, e. Exaltou o papel do Crefito-15 e a importância das profissões para a promoção da saúde da população.

Todos estes avanços são reflexos de um trabalho contínuo em busca de melhores condições para Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais e consequentemente, para os pacientes que necessitam dos seus cuidados. Pelos próximos anos, que hajam muitos motivos para celebrarmos, e que em nossas memórias estejam ativas as lembranças que hoje estamos vivendo”, enfatizou Dra. Eunice.

Fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais presentes reforçaram a importância das profissões e cobraram mais políticas públicas que beneficiem profissionais e, principalmente, a população que necessita de seus serviços.

Ao final, profissionais indicados em votação e selecionados pelo conselho do Crefito-15 foram homenageados.

Confira o discurso da Dra. Eunice na íntegra:

ILUSTRÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DEPUTADO ERICK MUSSO, SENHORES DEPUTADOS E SENHORAS DEPUTADAS, EM ESPECIAL O DEPUTADO PROPONENTE DESTA SOLENIDADE DOUTOR HÉRCULES, CONSELHEIROS E COLABORADORES DO CREFITO 15, COLEGAS DA FISIOTERAPIA E DA TERAPIA OCUPACIONAL, ACADÊMICOS E ESTUDANTES. A TODOS OS PRESENTES, MEUS SINCEROS CUMPRIMENTOS. 

AGRADEÇO O ESPAÇO E A OPORTUNIDADE OFERTADA PARA FALAR UM POUCO SOBRE A FISIOTERAPIA E A TERAPIA OCUPACIONAL, COMO REPRESENTANTE DO CREFITO 15. 

INICIO MEU DISCURSO FAZENDO O SEGUINTE QUESTIONAMENTO:

COMO A SOCIEDADE ENXERGA A FISIOTERAPIA E A TERAPIA OCUPACIONAL ATUALMENTE?

INDUBITAVELMENTE NOSSAS PROFISSÕES SÃO EXTREMAMENTE IMPORTANTES PARA ASSEGURAR BEM-ESTAR E SAÚDE, CONTUDO, PARA FALAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DESTAS DUAS PROFISSÕES, PRECISAMOS VOLTAR NOSSOS OLHOS AO PASSADO.

OS PRIMEIROS AVANÇOS NOS ESTUDOS DA FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL NO BRASIL VÃO BEM MAIS ALÉM DO ANO DE 1969, ESTES SE INICIARAM COM A VINDA DA FAMÍLIA REAL PARA O BRASIL, E A INSTITUIÇÃO DAS PRIMEIRAS ESCOLAS MÉDICAS EM 1808. 

 NÃO OBSTANTE, COMO FATO NOTÓRIO PARA O MUNDO, OS VESTÍGIOS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, A QUAL GEROU NÍVEL ELEVADO DE SEQUELAS FÍSICAS EM SEUS COMBATENTES, TROUXE A TONA MAIS UMA VEZ A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DESSAS PROFISSÕES PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS À SAÚDE, VISANDO A RECUPERAÇÃO FÍSICA DAS VÍTIMAS.

ENTRE OUTROS EXEMPLOS QUE POSSO CITAR, ESTÁ O AUMENTO DO VOLUME DE DOENÇAS LABORAIS RESULTANTES DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, BEM COMO DOS DE ACIDENTES NO TRABALHO, QUE MAIS UMA VEZ ENFATIZARAM A IMPORTÂNCIA DA RECUPERAÇÃO DESSAS VÍTIMAS PARA MANTER A FORÇA DE TRABALHO.

OUTRO FATO RELEVANTE A SER MENCIONADO, FOI A ALTA INCIDÊNCIA DE POLIOMIELITE, NA DÉCADA DE 50, RESPONSÁVEL POR DEIXAR SEQUELAS MOTORAS NOS INDIVÍDUOS, O QUE LEVAVA A NECESSIDADE DE REABILITAÇÃO, REALIZADOS PELAS DUAS PROFISSÕES.

APÓS O ESFORÇO E DEDICAÇÃO EM ESTUDOS PARA RATIFICAR A EFICIÊNCIA DOS TRATAMENTOS PRESTADOS PELAS PROFISSÕES, A FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DEIXA DE SER MERO “EU ACHO” E PASSA A SER RECONHECIDAMENTE CIÊNCIA.

EM 1969, A REGULAMENTAÇÃO DAS PROFISSÕES SE FIRMA E HOJE 50 ANOS APÓS, CELEBRAMOS NÃO APENAS O MARCO, MAS TAMBÉM A PRESENTE E CONSTANTE EVOLUÇÃO CIENTÍFICA QUE EXPERIMENTAMOS COTIDIANAMENTE.

O PROGRESSO DE PESQUISAS E ESTUDOS TAMBÉM PERMITIU A REALIZAÇÃO DE NOVOS PROTOCOLOS DE ATENDIMENTO E PROCEDIMENTOS QUE AJUDARAM NA RECUPERAÇÃO MAIS ÁGIL DOS PACIENTES.

ESSES AVANÇOS SÓ SE TORNARAM POSSÍVEIS POR CAUSA DA DEDICAÇÃO DE VOCÊS PROFISSIONAIS, QUE ESTUDAM, APRENDEM, E MELHORAM TODOS OS DIAS, PARA APLICAREM MELHORES TÉCNICAS AO TRATAMENTO DE SEUS PACIENTES APRIMORANDO OS RESULTADOS  DOS SERVIÇOS PRESTADOS À POPULAÇÃO.

 

Leia Também

EVENTO REÚNE PROFISSIONAIS EM COMEMORAÇÃO AO SEU DIA

Uma linda festa para comemorar o Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional e 50 …

PARCEIROS CREFITO

 
 
X