Saúde Brasileira vence mais uma vez: PLS 350/2014 é arquivado a pedido da autora.

A união das profissões da Saúde e da sociedade em defesa de um atendimento qualificado e ampliado venceu, mais uma vez. No dia 1º de agosto, a pedido da própria autora, a Senadora Lúcia Vânia, o PLS 350/2014, que tratava da regulamentação da Medicina e trazia à discussão os vetos da Lei nº 12.842/2013, foi retirado de tramitação e arquivado.

Desde 2014 o PLS estava no Senado, e, neste ano, havia possibilidade de que passasse a tramitar nas comissões da Casa, o que motivou os conselhos profissionais de Saúde, incluindo o COFFITO, a realizar mobilizações e, ainda, divulgar a Consulta Pública referente à matéria, cujo resultado final ficou em 76.826 a favor do Projeto de Lei, e 114.706 contra.

Para o presidente do COFFITO, Dr. Roberto Mattar Cepeda, essa vitória é resultado de um modelo de saúde já consolidado, a Saúde Multiprofissional. Os vetos realizados à lei da Medicina tinham como único objetivo privilegiar e permitir um atendimento adequado à população, valorizando todos os conhecimentos e, acima de tudo, respeitando e protegendo a Saúde Brasileira.

O presidente do COFFITO, assim como demais representantes dos conselhos profissionais de Saúde, chamou os profissionais para votação na Consulta Pública, e o resultado evidenciou que o modelo multiprofissional é, de fato, aceito e traz inúmeros benefícios à sociedade. “Gostaria de agradecer a todos. Essa vitória só foi possível por causa do envolvimento de cada um. Essa não é nossa primeira barreira. Por dez anos defendemos e fomos contra a Lei nº 12.842, especialmente nos itens que posteriormente foram vetados. Hoje posso ressaltar que a Saúde Brasileira venceu mais uma vez, e nós, unidos, tivemos mais essa conquista!”, enfatizou o Dr. Roberto Mattar Cepeda.

💬 Precisa de Ajuda?
X