Home / Pesquisa Acadêmica

Pesquisa Acadêmica

Apoio a Pesquisas Acadêmicas 

Com o intuito de apoiar e incentivar a realização de pesquisas acadêmicas, o Crefito-15 criou um espaço neste site institucional destinado à divulgação dos estudos que vêm sendo desenvolvidos por profissionais e estudantes.

Assim, se você está fazendo alguma pesquisa para projetos científicos com temas ligados à Fisioterapia e à Terapia Ocupacional e precisa de divulgação, o Conselho pode te apoiar. Envie o seu pedido para assessoria@crefito15.org.br com seu nome completo, breve resumo da pesquisa e seus objetivos.

Todas as solicitações serão avaliadas pela diretoria e se, necessário, serão conduzidas à plenária para aprovação.

Você receberá o retorno por e-mail.

Sucesso em seu trabalho!

Pesquisas Disponíveis

Pesquisa: “Técnicas de conservação da energia: percepção de profissionais de Terapia Ocupacional”

Participe da Pesquisa intitulada “Técnicas de conservação da energia: percepção de profissionais de Terapia Ocupacional”, realizada por discentes do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), sob a orientação da professora Dra. Valéria Sousa de Andrade. O objetivo do estudo é verificar a existência e a forma de utilização de técnicas de conservação de energia por terapeutas ocupacionais brasileiros na prática clínica junto ao seu público-alvo e a forma como os mesmos o fazem. Após o término da pesquisa, os resultados serão divulgados em periódicos de interesse da Terapia Ocupacional, bem como apresentados em eventos científicos.

Pesquisa: Sistema de Acesso Facilitado ao Conhecimento Científico para Profissionais da Saúde

A aplicação da prática baseada em evidências apresenta barreiras frente a realidade brasileira, tais como problemas socioeducacionais, falta de domínio da língua inglesa e dificuldade em interpretação de
estudos, além da pouca disponibilidade de tempo. A pesquisa “Sistema de Acesso Facilitado ao Conhecimento Científico para Profissionais da Saúde” está sendo desenvolvida com o objetivo de entender o perfil de consumo de estudo de fisioterapeutas, permitindo desenvolver estratégias de educação e meios facilitadores de acesso à educação, com base nas respostas obtidas.

O projeto foi desenvolvido pelo Prof. Dr. Guilherme Silva Nunes, contando com a participação de pesquisadores do Laboratório de
Análise Musculoesquelética e Desportiva em Reabilitação (LAMDER) na Universidade Federal de Santa Maria.

Qualquer dúvida referente ao questionário ou ao estudo pode ser encaminhada para o e-mail do laboratório (lamder.ufsm@gmail.com).
Ficamos à disposição.
A pesquisa pode ser respondida no link a seguir:

Pesquisa: Telessaúde e a Fisioterapia no Espírito Santo na pandemia do COVID-19

TELESSAÚDE E A FISIOTERAPIA NO ESPÍRITO SANTO NA PANDEMIA DO COVID-19”, sob a responsabilidade da Profª. Drª Lisandra Vanessa Martins.

JUSTIFICATIVA
Este estudo é importante pois pode contribuir com futuras melhorias de aperfeiçoamento do trabalho do fisioterapeuta de forma remota e dessa forma, torna-lo mais acessível e viável ao paciente que precisa desse tipo de atendimento.

PROCEDIMENTOS
Você responderá um questionário online elaborado pelos pesquisadores deste estudo contendo perguntas relacionadas à opinião dos fisioterapeutas em relação a teleconsulta e o telemonitoramento, perfil dos pacientes atendidos e pontos positivos e negativos encontrados neste tipo de atendimento. Durante a pandemia pelo COVI-19.

.

PARCEIROS CREFITO

 
 
X