CREFITO 15 reúne profissionais e acadêmicos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional em sua I Jornada Científica

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 15ª Região (CREFITO 15) organizou nos dias 28 e 29 de outubro a I Jornada Científica, com o tema Integrando Saberes.  O evento contou com a presença de diversos profissionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional que dividiram suas experiências sobre alguns assuntos pertinentes às suas áreas de atuação.

A cerimônia de abertura da Jornada, que aconteceu no Hotel Sheraton em Vitória, contou com a participação de autoridades de importantes instituições e com a presença do Diretor Secretário do COFFITO, Dr. Cássio Fernando Oliveira da Silva, responsável por proferir a palestra magna de abertura do evento. Em seu discurso, Dr. Cassio Fernando demonstrou algumas das iniciativas do Conselho Federal em favor de toda a categoria profissional de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais. “Os ganhos profissionais de toda a classe são fruto do envolvimento de inúmeros atores, dos conselhos federal e regionais, de associações, de sindicatos e fóruns”, evidenciou a autoridade.

O evento contou com a participação de cerca de 350 pessoas, entre profissionais e acadêmicos, que puderam participar das várias palestras programadas. Um dos assuntos tratados em uma das palestras voltada a fisioterapeutas foi a Aplicação clínica da Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF), ministrada pela Fisioterapeuta Capixaba Dra. Christiane Lourenço, que abordou a definição e as características da CIF, além das evidências científicas atuais do uso da CIF na prática clínica e científica.

jornada-crefito15-28nov16-096

Contamos também com a participação do Fisioterapeuta Carioca, Dr. Palmiro Torrieri Junior, que explicitou sobre como diagnosticar e tratar a síndrome Miofascial e sobre os Triggers points (principais geradores de dores nos tecidos miofasciais), da Fisioterapeuta Carioca Dra. Vera Lucia Barros Abelenda, que abordou sobre a presença do Fisioterapeuta na sala de parto e no transporte neonatal, do Fisioterapeuta Capixaba Dr. Sandro Altoé, que falou um pouco sobre a forma correta de avaliação das disfunções do movimento que podem acarretar lesões e dores, da Fisioterapeuta Mineira Dra. Simone Nascimento Santos Ribeiro, que discorreu sobre a massagem terapêutica para recém-nascidos como método utilizado para diminuir o estresse e melhorar os desfechos relacionados ao desenvolvimento da criança, e muitos outros especialistas.

jornada-crefito15-29nov16-051

Além de palestras voltadas à área da fisioterapia que aconteceram na sala Vitória, contamos com palestras sobre vários temas voltados à Terapia Ocupacional, na sala Tubarão, como o ministrado pelo Terapeuta Ocupacional mineiro Dr. Bruno Bechara, que discorreu sobre os conceitos centrais que fundamentam a prática do terapeuta ocupacional a partir de conteúdos sobre o paradigma técnico científico deste núcleo, dos conhecimentos, aptidões e habilidades profissionais.

Ainda houveram palestras sobre a saúde mental, em uma das quais a Terapeuta Ocupacional Paulista Dra. Maria Luiza Vantuir Teixeira discorreu acerca de sua trajetória e experiência nesta área, além de outros temas de destaque atualmente, como a microcefalia, tema da mesa redonda comp participação da Terapeuta Ocupacional Capixaba Dra. Karolina Alves de Albuquerque, que levantou questões a respeito do domínio e processo da Terapia Ocupacional no acompanhamento e intervenção de crianças com microcefalia, entre outros assuntos importantes à área.

As palestras e temas levantados serviram para fomentar a importância da atualização profissional dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais e foram uma grande oportunidade de fazer com que a classe permaneça mais unida em prol de objetivos em comum.

A aluna Marília Barboza, estudante do 6º período de Fisioterapia, já espera ansiosamente pela próxima edição da Jornada Científica: “O tema desta jornada realmente condiz com o que nós queremos fazer: integrar saberes. Os palestrantes foram excelentes. Os profissionais conseguiram transmitir de forma clara tudo o que aprendemos em sala de aula. Não tenho mais palavras para descrever o quão maravilhoso foi este evento”, disse.

O discurso de encerramento do evento foi realizado pela Dra. Patrícia Luciane Santos de Lima, vice-presidente do COFFITO, que destacou a importância de iniciativas como a I Jornada Científica para evolução profissional de toda a categoria de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais.

💬 Precisa de Ajuda?
X