CREFITO 15 participa de mesa redonda sobre Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

A violência contra idosos foi tema de uma mesa redonda promovida nesta quarta-feira na Casa do Cidadão, em Vitória. O evento foi realizado em decorrência do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado dia 15 de junho. A fisioterapeuta Júlia Fabres, representante do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 15ª Região (CREFITO 15) no Conselho Municipal do Idoso (COMID) coordenou o debate.

Segundo dados dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), somente em 2015 foram registrados 352 casos de violação de direitos da pessoa idosa em Vitória.

A assistente social Maria das Graças Cunha Gomes, que é professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, destacou o perfil e as principais violações sofridas pela população com mais de 60 anos de idade.

“Na maioria dos casos, o principal agressor é o filho, o neto ou alguém próximo à vítima, que, em sua maioria, tem mais de 70 anos e renda familiar entre 1 e 5 salários mínimos. Já as principais violências apresentadas são a psicológica, financeira, negligência e física”, revelou.

Para a presidente do CREFITO 15, drª Eunice Sousa, eventos como esses são fundamentais para incentivar a criação de políticas públicas que busquem a proteção ao idoso. “A pessoa idosa contribuiu muito para a construção da sociedade, para a sua própria família e a comunidade. Não é justo que, a esta altura da vida, sofra maus tratos sem que haja uma punição aos agressores. Políticas públicas são fundamentais para isso”, destacou.

A ação foi uma realização do Conselho Municipal do Idoso (Comid) e contou com a participação de representantes do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), da Defensoria Pública, da Delegacia do Idoso e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do CREFITO 15.

(Com informações da Prefeitura de Vitória).

💬 Precisa de Ajuda?
X