CREFITO 15 participa de Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional e destaca atuação para melhorias da profissão

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 15ª Região (CREFITO 15) marcou presença na abertura do “XV Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional e do IV Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional”, que está sendo realizado na UFES, em Vitória, até 10 de novembro.

A presidente do CREFITO 15, Dra. Eunice Sousa, compôs a mesa de autoridades, juntamente com representantes do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) e da Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais (ABRATO), além de membros do curso da Terapia Ocupacional da UFES. Durante sua apresentação, ela destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Conselho com o intuito de fortalecer a Terapia Ocupacional no Espírito Santo.

Como uma dessas ações, Dra. Eunice destacou a retificação do último edital do concurso da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), que previa uma carga horária de 40 horas para terapeutas ocupacionais. No entanto, após recurso impetrado pelo CREFITO 15 e acolhido pela SESA, o edital foi corrigido e a carga horária passou para 30 horas, conforme determina a legislação.

Dra. Eunice afirmou também que vem atuando junto às faculdades particulares do Estado com o objetivo de ampliar novos cursos de Terapia Ocupacional no Espírito Santo, já que, atualmente, apenas a UFES oferece graduação nesta área.

Evento.

whatsapp-image-2016-11-08-at-11-02-42O “XV Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional e do IV Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional” começou dia 06 de novembro e será realizado até dia 10. Na ocasião, estão sendo comemorados os 30 anos de organização e realização dos Encontros Nacionais de Docentes Terapeutas Ocupacionais, cuja primeira edição ocorreu em Belo Horizonte (MG), numa parceria entre docentes do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional da Faculdade de Ciências Médicas e da Universidade Federal de Minas Gerais, em 1986.

O evento vem discutindo a retomada do processo histórico e os apontamentos necessários e possíveis para o fortalecimento da Terapia Ocupacional no âmbito do ensino e da pesquisa no Brasil. Já para a quarta edição do Seminário de Pesquisa em Terapia Ocupacional, o desafio é em relação ao estabelecimento da área de terapia ocupacional no âmbito da pesquisa e da pós-graduação stricto sensu.

 

💬 Precisa de Ajuda?
X