COFFITO publica acórdão e aprova diretrizes sobre atuação do fisioterapeuta na área de queimados

O reconhecimento social, científico e acadêmico levou o COFFITO a publicar o Acórdão nº 924/2018, que dispõe sobre a habilitação do fisioterapeuta para tratar feridas e queimaduras. O texto, aprovado por unanimidade pelo colegiado, destaca o início da atuação do profissional a partir da lesão, acompanhando todo o processo de recuperação epitelial e tecidual, passando pelo período de imobilização para aplicação e vascularização de enxertos e terminando com o estabelecimento de um epitélio estável cobrindo a lesão.

O desempenho do profissional nesta área foi de extrema relevância para as vítimas do incêndio da Boate Kiss, que ocorreu em 2013 no Rio Grande do Sul e deixou cerca de 680 feridos. Os fisioterapeutas foram, inclusive, inseridos no Centro Integrado de Atenção às Vítimas de Acidente (CIAVA) do Governo Federal, responsáveis pelo atendimento dos sobreviventes.

A normativa ainda aborda o uso dos recursos eletrotermofototerapêuticos apropriados para a aceleração do processo cicatricial das queimaduras e também das feridas e cita as Portarias do Ministério da Saúde que regulamentaram os Centros de Queimados no Brasil, em que o fisioterapeuta está inserido na equipe com presença diária e integral.

O texto elucida, também, a abrangência da profissão que atua junto à equipe de saúde no fortalecimento das técnicas de ensino-aprendizagem para que os pacientes aprendam a controlar os fatores que podem contribuir no processo de cicatrização, tais como dieta, glicemia, controle da pressão arterial e fatores externos que provocam agressão ao tecido lesionado, por exemplo.

O plenário do COFFITO compreendeu que o Parecer Técnico-Científico aprovado conclui que o fisioterapeuta está habilitado a tratar feridas e queimaduras, dispondo em seu arsenal terapêutico de diversos recursos para desenvolver sua prática profissional.

Clique aqui e leia o acórdão completo.

COFFITO

Leia Também

Publicado resultado da Prova Objetiva do Exame Nacional para Concessão do Título de Especialista Profissional

Os participantes desta edição do Exame Nacional para Concessão do Título de Especialista Profissional já …

PARCEIROS CREFITO