Home / Geral / COFFITO participa de reunião com Ministério da Saúde sobre prescrição de OPMs

COFFITO participa de reunião com Ministério da Saúde sobre prescrição de OPMs

No dia 10 de fevereiro, em Brasília, o COFFITO e o Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) participaram de reunião no Ministério da Saúde para tratar da prescrição de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPMs) por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos. O pedido tem como base a atuação das profissões na área, respaldado pelo fato de que a limitação a uma categoria pode oferecer prejuízos à saúde.

Segundo a vice-presidente do COFFITO, Dra. Patrícia Luciane Santos de Lima, a pauta está sendo trabalhada no COFFITO desde o ano passado, inclusive com ações voltadas à Previdência Social, que atualmente adota a prescrição apenas por médicos. “A Fisioterapia e a Terapia Ocupacional têm uma longa história com a prescrição de OPMs, desde a época em que as profissões surgiram, ainda na Primeira Guerra Mundial. Essa bagagem nos permite, não apenas adaptar a prótese ou a órtese do paciente, mas prescrevê-la e, em muitos casos, confeccioná-la”, ressaltou.

Estiveram presentes a coordenadora-geral do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas e coordenadora-geral de Saúde da Pessoa com Deficiência, Odilia Brigido de Sousa; a conselheira federal do COFFITO, Dra. Ana Rita Costa Lobo; e a diretora-secretária do CFFa, Dra. Márcia Regina Teles.

Leia Também

PL prevê cobertura, por plano de saúde, de exames solicitados por fisioterapeutas

Acesse aqui e concorde totalmente com este PL. Sobre  PL 4571/2020 O Projeto de Lei 4571/20 …

.

PARCEIROS CREFITO

 
 
X