COFFITO participa de reunião com Ministério da Saúde sobre prescrição de OPMs

No dia 10 de fevereiro, em Brasília, o COFFITO e o Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) participaram de reunião no Ministério da Saúde para tratar da prescrição de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPMs) por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos. O pedido tem como base a atuação das profissões na área, respaldado pelo fato de que a limitação a uma categoria pode oferecer prejuízos à saúde.

Segundo a vice-presidente do COFFITO, Dra. Patrícia Luciane Santos de Lima, a pauta está sendo trabalhada no COFFITO desde o ano passado, inclusive com ações voltadas à Previdência Social, que atualmente adota a prescrição apenas por médicos. “A Fisioterapia e a Terapia Ocupacional têm uma longa história com a prescrição de OPMs, desde a época em que as profissões surgiram, ainda na Primeira Guerra Mundial. Essa bagagem nos permite, não apenas adaptar a prótese ou a órtese do paciente, mas prescrevê-la e, em muitos casos, confeccioná-la”, ressaltou.

Estiveram presentes a coordenadora-geral do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas e coordenadora-geral de Saúde da Pessoa com Deficiência, Odilia Brigido de Sousa; a conselheira federal do COFFITO, Dra. Ana Rita Costa Lobo; e a diretora-secretária do CFFa, Dra. Márcia Regina Teles.

💬 Precisa de Ajuda?
X