COFFITO emite nota de apoio às Práticas Integrativas e Complementares

O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) manifesta apoio à iniciativa do Ministério da Saúde de incluir as novas Práticas Integrativas e Complementares (PICs), com ênfase na atenção básica dos sistemas de saúde.

A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), há mais de 10 anos, define abordagens quanto à crescente legitimação das PICs por parte da sociedade. Além disso, milhares de profissionais são capacitados e habilitados todos os anos, entre eles fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, regidos pelas Resoluções-COFFITO  nº 380/2010 e nº 491/2017, respectivamente.

Considerando, ainda, que evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre diversas categorias profissionais e práticas integrativas complementares, o COFFITO corrobora com o estímulo ao desenvolvimento destas práticas, em caráter multiprofissional, para as categorias presentes no SUS, fortalecendo ações que garantam a promoção da saúde, do tratamento e da reabilitação, e a prevenção de agravos.

💬 Precisa de Ajuda?
X