COFFITO e conselhos federais de profissões regulamentadas, em ação conjunta, solicitam ao MEC transparência e acesso aos dados do e-MEC

Proposta tem como objetivo averiguar possíveis indícios de irregularidades nas informações prestadas pelas IES sobre o regime de contratação dos docentes.

No dia 17 de novembro, o COFFITO participou de encontro, na OAB, do Fórum Permanente sobre o Ensino Superior na Visão dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas.Durante a reunião, o grupo publicou Nota Oficial em defesa da saúde brasileira e com solicitações e questionamentos ao Ministério da Educação, entre eles, a possibilidade de envio de senhas do Sistema e-MEC para todos os Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas opinarem no processo de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos superiores.
EaD

O pleito do grupo também faz referência à necessidade de respostas e fornecimento de dados que subsidiem a abertura de cursos de graduação na modalidade de ensino a distância.

Veja abaixo a nota na íntegra:
NOTA OFICIAL DO FÓRUM PERMANENTE – O ENSINO SUPERIOR NA VISÃO DOS CONSELHOS FEDERAIS DE PROFISSÕES REGULAMENTADAS

No décimo sétimo dia do mês de novembro de dois mil e dezessete, reuniu-se, na sede do Conselho Federal da OAB, o Fórum Permanente sobre o Ensino Superior na Visão dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas, composto pelo Conselho Federal da OAB, Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, Conselho Federal da Ordem dos Músicos do Brasil, Conselho Federal de Administração, Conselho Federal de Biologia, Conselho Federal de Enfermagem, Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, Conselho Federal de Farmácia, Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Conselho Federal de Fonoaudiologia, Conselho Federal de Medicina, Conselho Federal de Medicina Veterinária, Conselho Federal de Museologia, Conselho Federal de Nutricionistas, Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas, Conselho Federal de Psicologia, e Conselho Federal de Química.

– Considerando a defesa dos interesses públicos a serem protegidos e a defesa do princípio da qualidade da educação, inserido na Constituição da República;

– Considerando a decadência no cenário da educação superior nacional e as mudanças nos instrumentos de avaliação dos cursos superiores que vem fragilizando a qualidade da educação superior;

– Considerando a atitude dos Conselhos das Profissões Regulamentadas de se unirem pela preocupação, comum a todos, sobre a qualidade da formação profissional, passamos a expor as seguintes deliberações do encontro:

1. Requerer ao Ministério da Educação o envio das senhas de acesso ao Sistema e-MEC para todos os Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas opinarem no processo de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos superiores.

2. Requerer ao Ministério da Educação e ao Ministério Público Federal transparência de todas as informações presentes no Sistema e-MEC, de forma aberta a toda a população com a íntegra dos processos.
3. Estabelecer estratégias entre todos os Conselhos Profissionais, a fim de coibir a proliferação indiscriminada de cursos superiores a distância.

4. Solicitar ao Ministério da Educação o cruzamento de todos os dados em cadastros oficiais do Governo para averiguar possíveis indícios de irregularidades nas informações prestadas pelas IES sobre o regime de contratação dos docentes.

5. Requerer a manutenção do prazo de 60 (sessenta) dias para manifestação dos Conselhos Profissionais, presente nos § 2º, § 3º e § 4º do art. 28, e § 1º do art. 29 do Decreto Presidencial nº 5.773 de 2006.

6. Incentivar, no âmbito dos Conselhos de Profissões Regulamentadas, a realização de uma campanha nacional de valorização da educação superior presencial e valorização profissional.

7. Estabelecer um marco comum para troca de informações entre os Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas sobre possíveis irregularidades da educação superior e encaminhar ao Ministério Público, Tribunal de Contas da União, ao Ministério Público do Trabalho e ao Ministério da Educação para conhecimento e adoção de medidas cabíveis.

8. Solicitar ao Ministério da Educação o quantitativo de vagas nos cursos superiores e os critérios adotados para autorização em razão do alto índice de vagas ociosas no cenário educacional superior.
9. Tornar pública a contrariedade dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas referente à autorização concedida pelo MEC para criação de cursos superiores de Tecnologia em caráter experimental sem a manifestação prévia dos Conselhos Profissionais.

10. Requerer ao Ministério da Educação a disponibilização da íntegra dos instrumentos de avaliação dos cursos superiores, conforme divulgação do
D.O.U. no dia 1º de novembro de 2017, Seção nº 1, pág. 14.

11. Enviar ofício ao Ministério da Educação com a sugestão de mudança dos instrumentos de avaliação dos cursos superiores, a fim de tornar obrigatória a participação de um representante dos Conselhos Profissionais nas comissões de avaliadores de Instituições de Ensino Superior e cursos presenciais e a distância.

12. Reivindicar ao Ministro da Educação e ao Conselho Nacional de Educação a criação de um assento rotativo permanente, destinado a representantes dos Conselhos Profissionais, a fim de opinar e acompanhar as matérias afetas a cada profissão regulamentada.

13. Coibir a abertura de cursos superiores em municípios sem condições mínimas de fornecer formação de qualidade e que também não atendam aos requisitos da necessidade social local.

Os referidos Conselhos decidem reiterar o compromisso com a defesa da educação superior e da valorização de profissionais devidamente habilitados junto ao Conselho Profissional competente com o filtro necessário ao ingresso na profissão, ratificando todos os pontos já inseridos no referido documento. Assinam:

Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil

Conselho Federal de Administração

Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil

Conselho Federal da Ordem dos Músicos do Brasil

Conselho Federal de Biologia

Conselho Federal de Enfermagem

Conselho Federal de Engenharia e Agronomia

Conselho Federal de Farmácia

Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Conselho Federal de Fonoaudiologia

Conselho Federal de Medicina

Conselho Federal de Medicina Veterinária

Conselho Federal de Museologia

Conselho Federal de Nutricionistas

Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas

Conselho Federal de Psicologia

Conselho Federal de Química

COFFITO

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