Sessão Solene comemorou Dia do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional

O Dia do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional (13 de outubro) foi comemorado com sessão solene na Assembleia Legislativa do Espírito Santo. A solenidade também lembrou os 46 anos de regulamentação das profissões e a criação do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 15ª Região (Crefito-15), este ano.O evento fez parte de uma série de atividades alusivas à data realizadas durante o mês de outubro. Foram entregues certificados com menções honrosas a profissionais e instituições que atuam nas áreas.

Proposta pela deputada Janete de Sá, enfermeira por formação, a sessão foi realizada na quarta-feira (15/10), às 19h, no Plenário Dirceu Cardoso. Na cerimônia, a deputada destacou o relevante trabalho do recém-criado Crefito-15 enfatizando a importância do regional para os profissionais e a sociedade capixaba.

“Os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais desenvolvem funções indispensáveis ao sucesso dos programas de saúde física e mental. São profissionais que precisam ser mais valorizados e reconhecidos por todos, sociedade e autoridades públicas,E podem contar com o meu apoio”, disse a deputada.

A presidente do Crefito-15, Dra. Eunice da Silva e Sousa, agradeceu as homenagens prestadas pela Assembleia Legislativa e disse que a cerimônia coroava a luta de mais de 16 anos pela criação da representação regional das duas categorias, no estado.

“Muitos que estão que estão, aqui, hoje colaboraram diretamente ou acompanharam de perto todo esse processo”, disse emocionada. Ela também agradeceu ao Colegiado do Crefito-2 pela importante conquista. A dedicação e empenho de todos foi fundamental”, enfatizou. Antes, o Espírito Santo era ligando a jurisdição do Rio de Janeiro, Crefito-2.

Em sua fala, o representante do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Cofio), Dr. Cássio Fernando Oliveira da Silva, destacou o comprometimento dos membros da primeira gestão do Crefito-15 pela histórica atuação na valorização da categoria e reafirmou o apoio do Conselho federal ao Conselho Regional do Espírito Santo. Os desafios são grandes e podem contar com o nosso apoio”, afirmou.

O presidente do Conselho Regional de Administração (CRA-ES), Hércules Falcão, elogiou o trabalho da Dra. Eunice da Silva e Sousa a frente do Crefito-15 e de todo o colegiado. E pediu apoio da Assembleia Legislativa na formulação de iniciativas que possam melhorar os salários e as condições de trabalhos dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

A vereadora de Vitória, Neuzinha de Oliveira, defendeu a contratação de profissionais das áreas para atuarem nos sistemas de saúde do Estado e dos municípios. Para ela, seria importante que toda unidade de saúde contasse com esses profissionais para atender a quem necessita. “Não há sistema de saúde completo sem o apoio deles”, destacou.

O Conselheiro Dr. Wellis Lugon falou em nome de todos os homenageados destacando a importância do profissional fisioterapeuta e terapeuta ocupacional. “Todos que, aqui, foram agraciados na verdade representam mais de três mil profissionais em atuação no Espírito Santo”, destacou.

Homenagem – Durante a sessão solene houve homenagem especial prestada pelo Colegiado do Crefito-15 à presidente da Autarquia, Dra. Eunice da Silva e Sousa, em reconhecimento à sua luta pela criação do Regional Espírito Santo e emdefesa das categorias. O conselheiro Dr. Fernando Cardoso Rocha emocionou a todos ao falar da trajetória da Dra. Eunice como profissional e na direção do Conselho. “É um trabalho de muitos anos e de muita dedicação que tem o nosso reconhecimento”, disse.

Também participaram da solenidade o presidente do Conselho Regional de Economia, Eduardo Araújo, o presidente do Conselho Regional de Química,Alexandre Vaz Castro, presidente da Apae Cariacica, Arildo Rodrigues Rocha, entre outras personalidades.Toda a cerimonia de comemoração foi transmitida, ao vivo, pela TV Assembleia.

 

Confira a lista dos homenageados

  1. Adriana Batista Duarte da Silva
  2. Adriana Leão
  3. Antônio de Carvalho Pires
  4. ÁtalaLotti Garcia
  5. Bertolino Bernardes dos Santos Filho
  6. Camila da Silva Ribeiro
  7. Cássio Ariel Moro
  8. Daniele StangeCalente
  9. Décio de Andrade Mattos
  10. Dejair Xavier Cordeiro
  11. Derlandi Nogueira Mesquita (Homenagem póstuma)
  12. Edilaine Mazoline
  13. Elisabeth Franci Gonçalves ‘Bete PC’
  14. Esberard Alves Balbino Netto
  15. Eunice da Encarnação Garcia Silva e Sousa
  16. Gabriela Queiroz Vieira Neves
  17. Henrique Ruas Teixeira
  18. Hercules da Silva Falcão
  19. Marcelly Marques da Costa
  20. Maria Angelica Ferreira Leal Puppin
  21. Mariângela Braga Pereira Nielsen
  22. Regina Maria de Figuerôa
  23. Roberto Mattar Cepeda
  24. Sérgio Mucci Daniel
  25. WellisLugon
  26. ZayneChamon do Carmo Reis

Instituições

  1. Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais -Apae Vitória
  2. Penitenciária Agrícola do Espírito Santo – Paes
  3. Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo- Crefes
  4. Colegiado Crefito-15
💬 Precisa de Ajuda?
X