O Dia Mundial de Conscientização da Fibromialgia, comemorado em 12 de maio, tem o objetivo de alertar a população sobre a doença, cujos principais sintomas são: dores, distúrbios de humor e cansaço extremo. Além disso, a Fibromialgia pode prejudicar a qualidade de vida e o desempenho profissional.
Para tratar do assunto e falar um pouco sobre a atuação do fisioterapeuta no tratamento de pacientes com Fibromialgia, conversamos com o Dr. Pitiguara de Freitas Coelho, professor assistente e coordenador geral de extensão e pós-graduação da Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM). De acordo com Pitiguara, o papel do profissional é fundamental no tratamento da Fibromialgia, uma vez que ele atua em todo o processo de reabilitação do paciente, desde a aplicação de instrumentos iniciais de avaliação até a plena recuperação.
1) O que é a Fibromialgia?
Trata-se de uma síndrome dolorosa caracterizada por sintomas como dor, distúrbio do sono e do humor.
2) Como é possível identificar que uma pessoa tem Fibromialgia? Quais os sinais que devemos prestar atenção?
O diagnóstico é classificatório e realizado de forma clínica. Exames complementares são solicitados apenas para exclusão de outras condições associadas. Pessoas que reclamam de dores difusas pelo corpo, alteração de sono e humor, há mais de 3 meses, devem procurar um médico reumatologista.
3) Qual o papel do fisioterapeuta no tratamento de pessoas com Fibromialgia?
O fisioterapeuta é fundamental no tratamento. Ele irá atuar em todo o processo de reabilitação do paciente, desde a aplicação de instrumentos iniciais de avaliação até a plena recuperação.
4) Que tipo de atividades são desenvolvidas pelos fisioterapeutas junto aos pacientes com Fibromialgia?
Usará para isso prescrições personalizadas de exercícios físicos como exercícios aeróbios e resistidos, técnicas de terapia manual (quando necessário), além de assumir o papel educacional sobre a doença, sempre no sentido a melhorar o grau de adesão e comprometimento dos pacientes.
5) Quais os benefícios da Fisioterapia para pessoas com Fibromialgia?
Melhorar dor, sono, função e aspectos relacionados à qualidade de vida.
6) Que dica você pode dar para o fisioterapeuta que deseja ser um especialista em Fibromialgia?
Sugiro procurar especializações em Reumatologia e ler muitos artigos científicos sobre o tema.
7) Como despertou o interesse pelo estudo da Fibromialgia?
Em minha formação sempre gostei do tema e li muito sobre a Fibromialgia. Vi que faltavam estudos e perguntas a serem respondidas cientificamente, daí resolvi pesquisar mais sobre e fiz alguns trabalhos no tema, incluindo meu mestrado na federal de São Paulo.
Minicurrículo:



