Questionário da ANS que definirá reajustes na remuneração de planos deve ser respondido até 8 de março

Ação auxilia Agência a definir os critérios de reajustes aos prestadores de serviço em contratos sem previsão de reajuste anual

Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais que possuam contratos com empresas de saúde suplementar (em consultório individual ou clínicas) têm até o dia 08 de março de 2017 para preencher o respectivo questionário da Agência Nacional de Saúde Suplementar (disponíveis ao final da notícia) que serão adotados para fins de aplicação do Fator de Qualidade (FQ).

O Fator de Qualidade é o elemento de cálculo que objetiva refletir a qualificação do prestador. É aplicado ao índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), definido pela ANS para reajuste anual dos contratos entre operadoras de planos privados de assistência à saúde e prestadores de serviços de saúde. Dependendo do cumprimento dos requisitos de qualidade previstos na Nota Técnica 45/2016/DIDES/ANS, que trata dos critérios para aplicação do Fator de Qualidade ano-base 2016.

União das categorias para fundamentar os reajustes

As respostas aos questionários irão auxiliar a Agência a definir os critérios de reajustes aos prestadores de serviço em contratos sem previsão de reajuste anual, e representa um primeiro passo para uma abertura de negociação junto às operadoras. Portanto, é fundamental que fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais se unam para responder aos questionários. “Quanto mais adesão e mais respostas aos questionários, melhor será o embasamento para a ANS definir o Fator de Qualidade”, explica o Dr. Leandro Lazzareschi, Conselheiro do Crefito-3.

O Fator de Qualidade é aplicado apenas nas situações em que há no contrato a previsão de livre negociação do reajuste – não há índice predefinido no contrato e não houve acordo entre as partes após os primeiros 90 dias do ano. No entanto, todos os prestadores devem preencher o formulário: para quem não negociou, o mesmo servirá de base para o FQ; para quem negociou, embasará o Qualiss e outras ações.

Sobre o preenchimento dos questionários:

Profissionais individuais

Os profissionais que atuam individualmente em consultórios devem responder o questionário no link abaixo:

Clique aqui e responda ao questionário destinado aos profissionais (consultório) e que visa à avaliação do Fator de Qualidade ano-base 2016.

Clínicas e Clínicas Multiprofissionais não SADT

Para as clínicas que não são classificadas como Serviços de Apoio Diagnóstico e Terapia (SADT), o responsável técnico deverá responder o questionário sobre qualidade considerando a sua finalidade principal. Para as clínicas multidisciplinares, o responsável técnico da clínica deverá responder o questionário disponibilizado pelo site do Conselho da categoria profissional de saúde em maior número.

Clique aqui e responda ao questionário destinado aos Serviços de Apoio, Diagnóstico e Terapia (SADT), com finalidade de avaliação do Fator de Qualidade ano-base 2016.

💬 Precisa de Ajuda?
X