Dia do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional é incluído no calendário de eventos da Serra

O Dia do Profissional Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional, celebrado em 13 de outubro, foi incluído no calendário de eventos do município da Serra. Trata-se da Lei Nº 4.936, de 09 de Janeiro de 2019, sancionada pelo prefeito Audifax Barcelos.

Para a presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 15ª Região (CREFITO 15), Dra. Eunice Sousa, isso representa um grande reconhecimento para os profissionais.

“É um orgulho saber que o Dia do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional entrará no calendário de eventos do município da Serra. A iniciativa é um grande passo para o aumento da valorização dos profissionais”, enfatizou.

O projeto de lei que deu origem à legislação é do vereador Basílio da Saúde, que reconhece a necessidade do fortalecimento da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional. Segundo ele, há alguns anos, quando trabalhava na Unidade Básica de Saúde de Barcelona como técnico de Enfermagem, vivenciou uma situação complicada. O pai de um amigo necessitava de 20 sessões de Fisioterapia, mas passaram-se meses até que a autorização foi concedida.

“Fui pessoalmente levar a resposta para o meu amigo e disse para ele que a Fisioterapia já estava agendada para o pai começar. Então, ele virou e me disse: ‘muito obrigado meu amigo, mas meu pai faleceu tem duas semanas’. Isso me marcou muito”.

A partir deste momento, Basílio implantou uma Fisioterapia popular no centro comunitário do bairro onde morava para que os pacientes tivessem melhores condições e rapidez no atendimento. E como vereador, apresentou o projeto de lei para incluir o dia alusivo ao fisioterapeuta e ao terapeuta ocupacional.

“Agora estou elaborando um projeto de lei indicativo para que nas unidades Regionais de Saúde tenha o profissional terapeuta ocupacional”, destacou.

💬 Precisa de Ajuda?
X