CREFITO-15 reconhece o papel da psiquiatra Nise da Silveira na evolução da Terapia Ocupacional do Brasil

A psiquiatra Nise da Silveira teve um espaço importante na trajetória da assistência à pessoa com sofrimento psíquico no Brasil e na evolução do atendimento com a Terapia Ocupacional. O CREFITO-15 reconhece o seu papel e lamenta o veto, publicado nesta semana no Diário Oficial da União, para que seu nome fosse inserido no livro “Heróis e Heroínas da Pátria.”

O nome de Nise da Silveira foi aprovado para a homenagem no dia 27 de abril de 2022. Ela é considerada uma das pioneiras da Terapia Ocupacional no Brasil, tendo se posicionado contra estratégias agressivas usadas em pacientes, como camisa de força e eletrochoque.

Reconhecer nomes que fizeram a diferença na história da saúde como um todo é, mais do que nunca, importante. É preciso valorizar profissionais que tanto se dedicam, mas, mais do que isso, que fizeram história e conseguiram revolucionar os tratamentos de saúde, como é o caso da médica.

A vice-presidente do CREFITO-15, Elizandra Rodrigues, que também é Terapeuta Ocupacional, comenta sobre a contribuição da médica. “Dra. Nise foi uma médica psiquiatra e pesquisadora que revolucionou o tratamento aos portadores de transtorno mental, com olhar humanizado através das artes e lançou as bases para o fortalecimento da Terapia Ocupacional no Brasil”, declara.

Sempre sensata, a Dra. Nise da Silveira certa vez deu um conselho: “Não se curem além da conta. Gente curada demais é gente chata. Todo mundo tem um pouco de loucura. Vou lhes fazer um pedido: Vivam a imaginação, pois ela é a nossa realidade mais profunda. Felizmente, eu nunca convivi com pessoas ajuizadas. É necessário se espantar, se indignar e se contagiar, só assim é possível mudar a realidade…”

💬 Precisa de Ajuda?
X