Associações promovem conhecimento e valorização dos profissionais da Fisioterapia

O CREFITO 15 entrevistou os representantes capixabas das principais associações do Brasil

Nos anos 80, surgia a Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR) com o objetivo de promover o reconhecimento e valorização da Fisioterapia Respiratória. Da mesma forma, em 2013, surgia a Associação Brasileira de Fisioterapia Traumato-Ortopédica (ABRAFITO) com o propósito de ensinar, difundir, divulgar e atestar título de especialistas aos profissionais que atuam na área de especialização de Fisioterapia Traumato-Ortopédica Funcional.

As duas associações, cada uma em sua área específica, tornaram-se referência para os fisioterapeutas em todo o Brasil. Por conta disso, entrevistamos os seus respectivos representantes aqui no Espírito Santo para entender como funcionam e sua importância para os profissionais. Confira!

 

ASSOBRAFIR

Entrevistada: Dra. Tricia Guerra e Oliveira

1) – O que é a ASSOBRAFIR?

A Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR) iniciou nos anos 80, em decorrência de seu crescimento técnico-científico, maior reconhecimento e valorização da Fisioterapia Respiratória. Este campo de atuação profissional se diferenciava cada dia mais dos atendimentos ambulatoriais realizados em Clínicas e Centros de Reabilitação, tornando-se imprescindível no meio hospitalar, onde, progressivamente foi implementado em enfermarias e Unidades de Tratamento Intensivo.

A cada gestão, a Associação evolui e cumpre seu papel primordial, que é o de congregar os profissionais que atuam na área e promover o desenvolvimento tecnológico e científico da especialidade. Atualmente, a ASSOBRAFIR, em parceria com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), confere títulos de especialista nas áreas que representa, sendo os especialistas reconhecidos através de exame de proficiência. Com o objetivo de fortalecer a especialidade, em 2016 foram concedidos os primeiros títulos de “Especialista em Fisioterapia Cardiovascular”.
2) – Como surgiu a Regional do Espírito Santo?

O Grupo de estudos em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva, o GEFIR-ES, foi formado em 2015 por meio de uma reunião científica com a participação da então presidente da ASSOBRAFIR, Dra. Jocimar Avelar, e da diretora da Regional MG, Dra. Simone Nascimento, com o intuito de ampliar o alcance da associação no Estado do Espírito Santo.

3) – Qual é o seu papel? Qual é a sua importância?

O GEFIR-ES é um grupo de representatividade da ASSOBRAFIR no Espírito Santo. Em termos práticos, o grupo estreita a relação com os principais fisioterapeutas do país e do mundo, por meio das associações parceiras. Isto amplia o alcance da formação profissional, fomentando evidências científicas que respaldam a atuação profissional, contribuindo para a emissão de pareceres técnicos sobre a Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva, reduzindo a distância entre a excelência na prática profissional, a educação continuada e a regulamentação de procedimentos fisioterapêuticos.

4 ) – Como funciona? Os fisioterapeutas podem se associar? Se sim, como fazer para se associar?

Os Fisioterapeutas podem associar-se por meio do cadastro no site ww.assobrafir.com.br e contribuir com a anuidade. Neste site, há a opção de associação apenas à ASSOBRAFIR com valor determinado ou de associar-se à ASSOBRAFIR e às associações parceiras por uma anuidade convidativa.

 

5 ) –  De que forma a Associação pode trazer melhorias para a atuação profissional dos fisioterapeutas no Espírito Santo?

A associação fomenta atividades científicas que respaldam a atividade do fisioterapeuta cardiorrespiratório e em terapia intensiva. Além disso, a necessidade de pareceres técnicos são emitidos pelos membros da ASSOBRAFIR. Um grupo de estudos no Estado estreita esta relação e coloca o Espírito Santo no mapa de grupos de estudo de referência nacional.

6) – Como presidente da Associação, qual mensagem você deixa para os fisioterapeutas que ainda não conhecem a Regional do Espírito Santo ou que desejam se filiar?

Como coordenadora do GEFIR-ES convido a todos a participarem dos eventos científicos promovidos, a se associarem à ASSOBRAFIR e participarem contribuindo para o desenvolvimento e excelência da Fisioterapia Cardiorrespiratória e em Terapia Intensiva no estado do Espírito Santo.

ABRAFITO

Entrevistado: Dr Henrique Taylor

1-O que é a ABRAFITO?

A ABRAFITO é uma associação de caráter científico-cultural, sem fins lucrativos, criada por tempo indeterminado, entidade representativa constituída por número ilimitado de associados fisioterapeutas, tendo como função precípua ensinar, difundir, divulgar e atestar título de especialistas aos profissionais que atuam na área de especialização de Fisioterapia Traumato-Ortopédica Funcional, sem distinção de cor, sexo, nacionalidade, credo religioso ou político, gerida por seu Estatuto social e pelos seus regimentos.

 

2-Como surgiu a ABRAFITO-ES?

Em 2017 tive a ideia de reunir fisioterapeutas conceituados e compromissados com os mesmos ideais e objetivos para administrar a ABRAFITO no Estado do Espírito Santo. No ano de 2018, a Nacional criou diretorias regionais para facilitar a aproximação com a associação. Nossa chapa foi a vencedora, composta pelos seguintes membros: Dr. Henrique Taylor (Presidente),  Dr. Marcelo Dalla Bernardina de Almeida (Vice Presidente), Dr. Frederico Quinteiro – (Secretário), Drª. Raysa Vieira Lima (Tesoureira) e Dr. Gustavo Pizol (Coordenador Técnico Científico). Hoje, a ABRAFITO é uma realidade no Estado do Espírito Santo e estamos crescendo para um caminho sem volta.

 

3 – Qual é o seu papel? Qual é a sua importância?

A ABRAFITO tem como objetivo principal fomentar a educação, notadamente com a difusão e divulgação, para seus associados e eventuais convidados, de conhecimento, técnicas e atualizações da Fisioterapia Traumato-Ortopédica.

Além de cumprir os objetivos da nacional, temos como meta gerar discussões e disseminação de informações com qualidade científica, com foco em prática baseada em evidência (PBE). Para que isso se realize, contamos com parcerias entre as faculdades, profissionais e o Conselho Regional para divulgar ciência e, assim, melhorar nosso relacionamento ético-profissional.

 

4 – Como funciona? Os fisioterapeutas podem se associar? Se sim, como fazer para se associar?

A ABRAFITO está aberta a todos os profissionais fisioterapeutas que têm interesse na área Traumato-Ortopédica. Para se associar é preciso ser fisioterapeuta graduado, entrar no site www.abrafitobr.com.br e se cadastrar. É muito importante ajudar a associação no seu crescimento, com sugestões, participação e apoio ao seu desenvolvimento nas ações que fomentem a melhora da qualidade dentro das áreas de atuação.

 

5- De que forma a Associação pode trazer melhorias para a atuação profissional dos fisioterapeutas no Espírito Santo?

Somos uma associação com intuito de educar e estimular o profissional na atualização e prática da ciência nos seus atendimentos. Temos, portanto, alguns benefícios para os profissionais associados: representação por associação credenciada com abrangência nacional e internacional; trocas de experiências e indicações (networking); parcerias; atualização profissional; representação (respaldo nas reivindicações para classe); divulgação do especialista profissional; facilidade de descontos (congressos, livros etc.). Também temos o compromisso de levar informações e esclarecimentos à sociedade sobre a especialidade da Fisioterapia Traumato-Ortopédica.

 

6 – Como presidente da Associação, qual mensagem você deixa para os fisioterapeutas que ainda não conhecem a ABRAFITO-ES ou que desejam se filiar?

Estamos empenhados em criar estratégicas para a valorização e aproximação dos fisioterapeutas atuantes na área Traumato-Ortopédica do Espírito Santo. Para que continue acontecendo a ampliação democrática da ABRAFITO Regional Espírito Santo, estamos abertos a sugestões no intuito de avançarmos enquanto entidade associativa no cenário regional, nacional e internacional. Vamos juntos consolidar esta identidade de forma organizada, solidária, fraterna e transparente. Por favor, nos envie sua sugestão e nos ajude a fazer uma gestão melhor para todos os fisioterapeutas atuantes na área Traumato-Ortopédica do Espírito Santo.

💬 Precisa de Ajuda?
X