Princípios de reabilitação em pacientes com lesões de nervos periféricos são discutidos em evento na Ufes

No último final de semana, cerca de 52 acadêmicos e profissionais de fisioterapia e terapia ocupacional estiveram reunidos no campus da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

em Maruípe, Vitória, para participarem do curso “Princípios de reabilitação em pacientes com lesões de nervos periféricos”.

Na ocasião, o professor, Dr. Luiz Koiti Kimura, que é médico assistente do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP, falou sobre os tratamentos conservadores para reabilitação de pacientes com lesões nos nervos periféricos e sobre casos cirúrgicos quando os tratamentos conservadores não geram efeito.

Pacientes que acompanham o trabalho do Dr. Luiz Kimura também participaram de sua palestra e, por meio dele, tomaram conhecimento do projeto “Tecnologia Assistiva e Terapia Ocupacional para a Comunidade”, mais conhecido como “TATO Comunidade”. Trata-se de um laboratório que desenvolve órteses  e adaptações para quem precisa – iniciativa do curso de Terapia Ocupacional da UFES.

Entre esses pacientes estavam duas crianças que necessitavam de orientações especializadas, conforme explica uma das coordenadoras do evento, Dra. Gilma Coutinho, que é professora do curso de Terapia Ocupacional da UFES.

“Havia necessidade de orientações especiais para essas crianças. Elas não sabiam do nosso laboratório e agora podemos acolhê-las no nosso projeto. Isso foi muito importante para nós”, destacou.

Além da palestra do Dr, Kimura, houve ainda explanações das terapeutas ocupacionais, Dra. Kelly Pratte, Dra. Mariana Midori Sime, que também é professora do curso de Terapia Ocupacional da UFES,  da própria Dra. Gilma Coutinho, e também da professora do curso de Fisioterapia da UFES, Dra. Alessandra Paiva  Vidal.

💬 Precisa de Ajuda?
X