O Fisioterapeuta e o Terapeuta Ocupacional são essenciais para a reabilitação de pessoas amputadas.

Por intermédio das assistências Fisioterapêutica e Terapêutica Ocupacional, é possível que o paciente desenvolva habilidades para lidar com sua condição, maximizando a sua qualidade de vida.

O Fisioterapeuta auxiliará no fortalecimento do coto, na recuperação da mobilidade do membro remanescente, no desenvolvimento da resistência necessária ao uso da prótese, e nas alterações posturais que podem surgir após amputação; já o Terapeuta ocupacional trabalhará no desenvolvimento da capacidade do paciente em lidar com atividades cotidianas, e auxiliará na organização do ambiente doméstico e de trabalho a fim de torná-los mais acessíveis e seguros.

Ademais, é importante citar que existem duas fases distintas na reabilitação de pacientes amputados. Na primeira fase, que ocorre antes do uso da protetização, o objetivo é proporcionar uma cicatrização adequada do coto, reduzir a sensibilidade dolorosa e melhorar a força do membro residual. Já na fase posterior, o foco é ajudar o indivíduo a se habituar ao uso da prótese, enfatizando o equilíbrio e a coordenação motora.

Não podemos esquecer que a perda de um membro é uma mudança significativa na vida de alguém, e pode levar tempo para que o indivíduo se acostume às mudanças físicas e emocionais que isso implica. Portanto, os Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais desempenham um papel fundamental no apoio e encorajamento dos pacientes para enfrentar os desafios e superar as dificuldades relacionadas à limitação funcional. O sistema COFFITO/CREFITOs atua constantemente para garantir a qualidade de toda assistência à população brasileira.

💬 Precisa de Ajuda?
X