Mais de 70% dos estabelecimentos fiscalizados pelo CREFITO 15 apresentaram problemas

O Departamento de Fiscalização do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 15ª Região (CREFITO 15) visitou 12 cidades no mês de novembro, com o intuito de verificar como está a atuação dos profissionais e as condições dos estabelecimentos. O objetivo é combater o exercício ilegal e/ou irregular das profissões de fisioterapeuta e terapeuta ocupacional e garantir uma boa prestação de serviços à sociedade.

Os municípios percorridos foram Águia Branca, Barra de São Francisco, Cariacica, Governador Lindenberg, Nova Venécia, Rio Bananal, Serra, Sooretama, Vila Pavão, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.

Ao todo, foram 80 locais inspecionados. sendo que 71,25% deles apresentaram algum tipo de irregularidade. Das 45 clínicas analisadas, 28 estavam em situação irregular. No caso dos consultórios,dos 21 visitados, 15 apresentaram algum tipo de problema. Chama a atenção ainda a conjuntura dos hospitais, pois todos descumpriram alguma regra estabelecida pelo COFFITO, CREFITO 15 e ANVISA.

As infrações mais frequentes foram ausência de Declaração de Regularidade Funcional (DRF) (26 casos); publicidade indevida (16); ausência de registro de empresa/consultório (11), empatado com ausência de prontuário. Outras transgressões foram encontradas, como a não portabilidade de identificação profissional e ausência de responsável técnico, por exemplo.

De acordo com o relatório do Departamento de Fiscalização, foram instaurados 25 processos e apuradas 3 denúncias, além de recolhimento de multas. O município com o maior número de violações foi Vitória, com 19 notificações, seguido por Nova Venécia, com 9, Rio Bananal e Governador Lindenberg, com 5 cada. Águia Branca e Vila Pavão receberam apenas 1 notificação respectivamente.

💬 Precisa de Ajuda?
X