No dia 24 de março, foram nomeados os Conselheiros para compor o Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Vitória, com mandato de 2 anos. O CREFITO 15 conseguiu um assento para compor o CMS como representante das entidades ligadas aos Trabalhadores da Saúde. Assumirá esta cadeira a Diretora-Secretária do CREFITO 15, Dra. Mônica Tanaka Paganotti.
Para ela, a importância dos Conselhos está em seu papel de fortalecimento da participação democrática da população e instituições na formulação e implementação de políticas públicas.
“Para o CREFITO 15, estar inserido nesse Conselho significa não somente acompanhar o processo de formulação e controle da Política de Saúde, mas também evidenciar a importância de inserir o fisioterapeuta e terapeuta ocupacional em todos os espaços de saúde e contextos sociais”, destacou Dra. Mônica.
O Conselho Municipal de Saúde de Vitória foi criado com a responsabilidade de atuar na avaliação, formulação, proposição e execução nas ações na área da saúde do controle social no município. Ele é constituído por 32 membros, sendo 16 titulares e 16 suplentes. 16 deles representam os usuários do sistema de saúde. Oito representam os trabalhadores de saúde. Os demais membros representam o governo e os prestadores de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).