CREFITO 15 participa de ato em homenagem à Semana Mundial de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa

O CREFITO 15 participou de um ato em homenagem à Semana Mundial de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa, realizado na Assembleia Legislativa, em Vitória, no dia 13 de junho. Na ocasião, foi entregue um documento oficial aos deputados reivindicando melhorias para os idosos. O CREFITO 15 foi representado pelos fisioterapeutas Dr. José Américo e Dra. Júlia Fabres, do Conselho Municipal do Idoso de Vitória.

O documento protocolado na Assembleia contém o pedido de melhoria na estrutura e na qualificação dos servidores da Delegacia de Atendimento e Proteção à Pessoa Idosa. Além disso, solicita a implantação de um núcleo especializado de defesa à pessoa idosa na Defensoria Pública do Estado para atendimento prioritário e especializado à esse segmento da sociedade.

Segundo a carta, 25% das denúncias feitas ao Disque Direitos Humanos são relativas à violência contra o idoso – o que representa mais de 32 mil casos em todo o Brasil. Desse total, 2.451 foram registrados no Espírito Santo. Dentre as principais denúncias recebidas estão casos de negligência por parte da família ou do Estado e variados tipos de violência: física, psicológica, econômica e patrimonial.

O CREFITO 15 repudia qualquer agressão contra a pessoa idosa. “Os idosos já contribuíram muito para a sociedade. Por isso, merecem nosso respeito. É preciso que haja mais carinho, atenção e cuidado com a pessoa idosa. Repudiamos qualquer agressão, seja física ou psicológica”, destacou a presidente do Conselho, Dra. Eunice Sousa. 

Ato público

Antes da reunião com parlamentares foi iniciado um ato público de conscientização sobre o tema em frente à Assembleia Legislativa que se estendeu por toda a tarde e contou com apresentação de banda de congo, realização de oficinas e exposição de cartazes. No próximo dia 26 de julho será realizado um fórum para tratar do assunto, às 13 horas, na Praça Duque de Caxias, no Centro de Vila Velha.

No dia 15 de junho é celebrado o Dia Mundial de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa. Essa data foi instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Para fazer qualquer denúncia de maus-tratos ou negligência basta ligar para o “Disque Direitos Humanos”, pelo número 100. O serviço funciona 24 horas e garante o anonimato do denunciante.

 

Com informações da Assembleia Legislativa.

 

💬 Precisa de Ajuda?
X