CREFITO 15 completa 2 anos e destaca desafios e realizações

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 15ª Região (CREFITO 15) completa dois anos nesta segunda-feira (06/02), após desmembrar-se do CREFITO 2, do Rio de Janeiro.

Tendo como principal missão a ética e a fiscalização, o CREFITO 15 vem trabalhando para garantir que sejam ofertados à sociedade serviços de extrema qualidade. Afinal, quando se lida com saúde, bem estar e com a vida das pessoas, não se pode ser negligente.  Por isso, a fiscalização foi intensa.

Em dois anos, foram realizadas mais de 700 inspeções, em mais de 32 municípios capixabas. Cerca de 70% dos estabelecimentos visitados estão irregulares, o que demonstra a necessidade de mais orientação. Assim, durante as vistorias, a equipe do Departamento de Fiscalização explica quais os procedimentos devem ser adotados para que futuros equívocos não aconteçam.

Mas, embora o CREFITO 15 tenha um papel fiscalizador, cumprindo as determinações do COFFITO, também há preocupação com os  profissionais. Parcerias foram fechadas com instituições de ensino, como UP, Estácio e CNA, sendo possível obter descontos nas mensalidades. Também selou convênios com planos de saúde, como a Unimed Vitória, Unimed Sul, Unimed Norte  Capixaba e SAMP. Os preços praticados são mais vantajosos para os credenciados.

Além das parcerias também houve importantes iniciativas, como a implantação do CREFITO Acadêmico, com a participação de estudantes da Terapia Ocupacional e da Fisioterapia. Este grupo se reúne regularmente e seu principal objetivo é estimular os intercâmbios entre a universidade e o Conselho.

Houve ainda forte apoio à instalação da regional capixaba da Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia (ABENFISIO).

O CREFITO 15 também esteve presente em reuniões com autoridades na área da Saúde e prefeitos municipais solicitando vagas para a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional.

Foi aberto um concurso público para a contratação de assistente administrativo e de agentes externos de fiscalização.

O Conselho participou e promoveu várias palestras e eventos, como a Primeira Jornada Científica por exemplo, e, implantou câmaras técnicas, com debates mais aprofundados sobre temas de interesse dos profissionais.

A presidente do Conselho, Dra. Eunice Sousa, sabe que ainda há muito há ser feito, mas ressalta que com a participação de todos será possível promover novas conquistas para a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional.

“O CREFITO 15 existe há apenas dois anos. Nesse período, realizamos vários projetos, mas ainda há muito trabalho a ser feito. Nós vamos continuar cumprindo nosso papel fiscalizatório, mas também seremos orientativos e estaremos sempre abertos ao diálogo.

Parabenizo a todos os colegas da Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Não se esqueçam que vocês também fazem parte do CREFITO 15!”, destacou a presidente.

💬 Precisa de Ajuda?
X