CREFITO-15 apoia cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional presenciais

Dra. Eunice

Em tempo de volta às aulas, muitos estudantes vêm questionando o CREFITO-15 sobre a realização de cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional ofertados na modalidade de ensino à distância.

A presidente do CREFITO-15, Eunice Sousa, explica que, apesar de o Sistema COFFITO/CREFITOS não ter poder de fiscalizar os processos educacionais, o conselho recomenda sempre que a graduação seja feita presencialmente. Desta maneira, é possível ter acesso às práticas necessárias para a formação de futuros fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

O Ministério da Educação (MEC) permite que o ensino superior seja ministrado tanto presencialmente, quanto na Educação à Distância (EAD). Os cursos na área de saúde, no entanto, não se enquadravam nesse cenário até a pandemia porque se faz necessária a prática para dar experiência aos estudantes.

“Acreditamos que o melhor para a formação dos profissionais são os cursos presenciais. Devido à pandemia, houve uma portaria abrindo uma brecha para que os cursos pudessem continuar a sendo oferecidos a distância, mas não é o ideal”, destaca Eunice.

A presidente ressalta ainda que apesar de a legislação brasileira permitir a graduação em Fisioterapia e Terapia Ocupacional na modalidade à distância, existe uma portaria que regulamenta a carga horária, ou seja, não é permitido que seja 100% à distância.

Trata-se da PORTARIA NORMATIVA Nº 11, DE 20 DE JUNHO DE 2017. Em seu artigo 8º, está previsto que as atividades presenciais, como tutorias, avaliações, estágios, práticas profissionais e de laboratório e defesa de trabalhos, previstas no PDI e PCC, serão realizadas na sede da IES, nos polos EaD ou em ambiente profissional, conforme definido pelas DCN.

Preocupados com a formação dos futuros profissionais da saúde, o CREFITO-15, por meio de sua presidente, Dra. Eunice Sousa, recomenda que a formação profissional possua qualidade em seu conteúdo teórico e prático, com infraestrutura e corpo docente adequados para atendimento eficaz, eficiente e seguro à sociedade.

X