CREFITO 15 Acadêmico faz reunião de balanço sobre os sete meses de atuação

O CREFITO Acadêmico realizou, nesta terça-feira (14/12), sua última reunião do ano. O objetivo foi fazer um balanço sobre 2016 e traçar as estratégias para 2017. Com sete meses de atuação, o grupo mostrou que vem consolidando seu papel de aproximar o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 15ª Região (CREFITO 15) do universo acadêmico, promovendo a troca de experiências entre professores, alunos e profissionais.

Para a presidente do Conselho, Dra. Eunice Sousa, esta iniciativa é muito importante para fortalecer os laços entre as gerações de profissionais. Com a troca de experiências, é possível identificar as necessidades da academia e também levar um pouco da experiência do dia a dia para as faculdades, fortalecendo e melhorando as profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Dra. Eunice também agradece aos membros da comissão pela atuação: “Os meus  mais  sinceros agradecimentos ao trabalho desenvolvido por estes jovens acadêmicos no ano de 2016, cujo testemunho expressa a sua profunda satisfação e envolvimento. Este é  o maior agradecimento que podemos obter quando tomamos a iniciativa de implantar desafios. Obrigada a Dra. Mônica e Dr. Marcelo por fazerem parte desses desafios. Desejo que 2017 seja o ano de muito trabalho e de grandes contribuições”.

A diretora-secretária do CREFITO 15, Dra. Mônica Tanaka, destaca que o  CREFITO Acadêmico tem sido bem parceiro das atividades do Conselho, citando como exemplo a Jornada Científica, realizada em outubro deste ano. “A participação deles foi fundamental em nossa Jornada. Além disso, eles se tornam pessoas de referência dentro da academia, auxiliando na disseminação da prática científica. Também vemos que há intercâmbios entre as faculdades. Aquelas que já têm núcleos acadêmicos acabam servindo de base e experiência para as faculdades que pretendem implantar seus próprios centros acadêmicos. Esse convívio é interessante, pois juntos somos mais fortes”, destacou.

Quem também exalta o espírito coletivo é o Dr. Marcelo Dalla Bernardina, conselheiro do CREFITO 15 que integra a comissão. Para ele, isso pode contribuir com o fortalecimento da Fisioterapia e Terapia Ocupacional no Espírito Santo.

“O grau de maturidade e envolvimento destes brilhantes alunos com os quais convivi este ano me enchem de esperança por tempos melhores para nossas profissões. Se cada um deles mantiver o mesmo engajamento, o espírito coletivo e o brilho nos olhos que pude ver em todos os nossos encontros, tenho certeza que virão a influenciar tantos outros, fazendo com que a base da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional volte a ser de união e harmonia! Sinto que é nosso dever semear nosso entorno com exemplos de atitudes morais e éticas para um futuro de profissionais conscientes e participativos. Desta forma, fazer parte desta comissão é, para mim, uma grande satisfação e honraria”, declarou.

Integração.

A coordenadora do CREFITO 15 Acadêmico, Brunna Nogueira, aluna de Fisioterapia da Emescam, ressalta a importância da integração entre o meio acadêmico e o Conselho para que melhorias sejam discutidas e implementadas na Fisioterapia.

“É muito gratificante quando saímos da nossa zona de conforto e nos unimos em prol de algo tão importante para nós, como a Fisioterapia, e percebemos que podemos chegar mais longe, junto com pessoas que também se importam. E isso só foi possível graças ao CREFITO 15, à Dra. Eunice, Dra. Mônica e ao Dr. Marcelo, que incentivaram e acreditaram que nós alunos também podemos participar e acrescentar junto ao Conselho benefícios para a Fisioterapia”.

A estudante de Fisioterapia, Vitória Walger, da Unesc, que também faz parte do CREFITO 15 Acadêmico destaca que participar deste grupo a fez encarar os desafios como “meros detalhes”, já que há muito incentivo por parte da equipe. “A palavra que enfatizo é ‘gratidão’. Sou grata por tudo, pela ótima iniciativa do CREFITO 15 ao criar esta comissão, por ter a honra de ser membro da mesma, pelos resultados espetaculares que conseguimos com muito trabalho”, disse.

Uma das representantes da Terapia Ocupacional da UFES, a estudante Jessika Garcia, se sente orgulhosa de compor esta equipe e que sente sua profissão representada. “Como futura Terapeuta Ocupacional me orgulho em fazer parte de uma comissão de acadêmicos dentro de um conselho  que eu posso dizer que realmente representa minha futura profissão, desmistificando as muitas suposições de que o nosso conselho representaria apenas os Fisioterapeutas. Participar do CREFITO 15 tem sido muito enriquecedor, tenho adquirido conhecimentos que de forma alguma adquiriria apenas no meio acadêmico. Além do mais, tenho convivido com pessoas espetaculares,  que acreditam e motivam, nos estudantes, a nos unir e nos empenhar em prol de nossa profissão. Hoje só tenho agradecer por me permitirem fazer parte de uma comissão tão competente”.

O CREFITO Acadêmico é composto de dois representantes de faculdades de Fisioterapia e Terapia Ocupacional no Estado. Ao todo, são 16 integrantes.

Saiba mais sobre o CREFITO 15 Acadêmico:

Objetivos:

  • Participação Acadêmica nos órgãos de classe;

  • Multiplicação de conhecimento;

  • União e fortalecimento da categoria;

  • Consolidação de uma identidade profissional forte;

  • Inserção do acadêmico no contexto social e político;

  • Aumento de resolutividade de problemas acadêmicos;

  • Preocupação com o ser humano e com o contexto social;

  • Intercâmbio de informações entre acadêmicos de todas as Instituições de Ensino Superior (IES).

Ações:

  • Integração e socialização entre os universitários;

  • Intervenções comunitárias e trote solidário;

  • União entre acadêmicos para fortalecimento da categoria profissional.

💬 Precisa de Ajuda?
X