A telessaúde realizada por terapeutas ocupacionais no período pandêmico da covid-19 no Sistema Único de Saúde brasileiro

Paulo Vitor Rodrigues da Silva
Bruno Souza Bechara Maxta

No período pandêmico da covid-19, a assistência à saúde prestada por profissionais de terapia ocupacional no Brasil incorporou a telessaúde enquanto modalidade de cuidado reconhecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e regulamentada pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, mediante a resolução n° 516 (COFFITO, 2020).

A Terapia Ocupacional é um campo de conhecimentos e profissão atuante nos serviços deseguridade social e do trabalho que visa fornecer suporte ao sujeito para ganho de desempenho, tendo como enfoque o “alcance de novos padrões que atendam às suas necessidades e desejos pessoais” (KIELHOFNER, 2006, p. 66). Com a pandemia da COVID-19 vieram implicações significativas sobre o engajamento de ocupações
fundamentais e almejadas na vida cotidiana.

Diversos serviços do SUS passaram a oferecer o atendimento de Terapia Ocupacional por meio da telessaúde. Neste sentido é importante o entendimento sobre como ocorreu os teleatendimentos, visando o desenvolvimento desta modalidade de atendimento.

Neste aspecto, se você realizou atendimentos virtuais pelo SUS na pandemia, participe desta pesquisa cujo objetivo é compreender como os atendimentos por telessaúde foram realizados por terapeutas ocupacionais durante a pandemia de covid-19 no Brasil.

Este estudo, de âmbito nacional, faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Terapia Ocupacional da UFMG desenvolvido pelo discente Paulo Vitor ([email protected]) sob orientação do Prof. Dr. Bruno Bechara ([email protected]).

Para participar da pesquisa clique em um dos links abaixo, registre o seu consentimento e responda o nosso questionário:

redcap.link/ig8p4dse
Ou
https://redcap.link/telessaude-e-terapiaocupacional

Tempo médio para preenchimento: 10 min

Em caso de dúvidas sobre os procedimentos éticos e/ou dificuldades de acesso ao questionário, entre em contato conosco

💬 Precisa de Ajuda?
X