27 DE OUTUBRO: DIA MUNDIAL DO TERAPEUTA OCUPACIONAL

A Terapia Ocupacional é uma profissão que tem um papel de extrema importância na saúde e na vida do ser humano de qualquer faixa etária.

Dessa forma, a missão do terapeuta ocupacional é promover saúde e bem-estar de pessoas com problemas físicos, sociais, emocionais, sensoriais e motores.

Por intermédio de tecnologias, planos de reabilitação e adaptação social, o terapeuta ocupacional ajuda o indivíduo a conquistar autonomia, fazendo assim sua integração à vida social.

Logo, para atuar nessa área, o terapeuta ocupacional precisa ser graduado em Terapia Ocupacional e ter registro no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO).

O dia 27 de outubro é o Dia Mundial do Terapeuta Ocupacional.

O nosso querido terapeuta ocupacional Dr. Gabriel Perdigão Walcher nos traz um relato sobre sua trajetória na área até aqui:

“Reconheço a importância da Terapia Ocupacional na minha vida pela vasta expansão de possibilidades e saberes, pela reimaginação do fazer diário, com está me garantindo um novo cotidiano, um novo modo de compreender e realizar as atividades do dia a dia.

A Terapia Ocupacional em minha vida é conexão! Me permite analisar e intervir enquanto profissional sobre os desvios e prejuízos no desempenho ocupacional e funcional de cada paciente/usuário acompanhado, ao mesmo tempo em que se transborda humanidade, empatia, e aprendizado com o outro, com cada história de vida compartilhada.

A Terapia Ocupacional na minha vida é revolta, e criatez contra os paradigmas da sociedade contemporânea, trazendo inovação em diferentes compreensões tecnológicas(leves, leves duras, duras), citando Emerson Merhy (2007), capazes de transformar as realidades vividas.

A Terapia Ocupacional é a profissão do séc. 20 e 21 que se abre para potências transformações em seu modo de fazer ser, de modo a garantir acessibilidade, inclusão, autonomia, independência e caráter cidadão.

Diante de todo o exposto, eu saúdo a Terapia Ocupacional, e agradeço pela sua presença em minha vida” finaliza Gabriel.

💬 Precisa de Ajuda?
X