Plenário do COFFITO reafirma parecer contrário à graduação na área da saúde no formato EaD

No dia 13 de julho, em reunião plenária extraordinária, o colegiado do COFFITO reafirmou, em unanimidade, parecer da Comissão de Conhecimento Científico e Educação da Fisioterapia do COFFITO, emitido em 2016, salientando que a formação em Fisioterapia não é compatível com os preceitos da educação a distância, uma vez que este modelo de ensino pode trazer prejuízos à saúde da população.

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 15ª Região (Crefito 15) apóia o parecer do COFFITO em relação ao tema. Para a presidente do Conselho, Dra. Eunice Sousa, os estudantes de graduação em Fisioterapia precisam estar próximos de situações reais para aprenderem os tratamentos mais adequados.

“O ensino a distância tem seus méritos, mas no que diz respeito à formação em Fisioterapia, e a outras áreas da saúde, não podemos apoiar esta modalidade”, destacou.  

O Conselho Federal, dentro de suas competências e atribuições legais, tem agido no intuito de propor debates e respaldar o posicionamento contrário à modalidade EaD na graduação, tendo alcançado resultados importantes nos plenários do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e do Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS), em que, em consenso, as profissões da área da Saúde manifestaram incompatibilidade entre a realidade das categorias e a formação a distância.

Outra ação do COFFITO frente ao tema é o de acompanhar e, sempre que pertinente, ofertar subsídio ao Projeto de Lei nº 5.414/2016, que visa proibir o incentivo do desenvolvimento de programas de ensino a distância na área da Saúde. Este projeto é monitorado pela Comissão de Assuntos Parlamentares (CAP) do COFFITO.

COFFITO

💬 Precisa de Ajuda?
X