Inspeções continuam e irregularidades são encontradas em consultórios e clínicas de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

O Departamento de Fiscalização do CREFITO 15 (DEFIS), durante uma inspeção realizada em Vitória, flagrou um bacharel em Fisioterapia atuando com a Licença Temporária de Trabalho vencida há mais de um ano. Diante da irregularidade, foi solicitado que ele interrompesse o atendimento, pois é proibido exercer a função sem portar o registro atualizado.

Foi lavrado um auto de infração por exercício ilegal da profissão e será aberto um processo ético-disciplinar sobre o caso. A pena pode variar entre uma advertência ou até multa no valor de até 10 anuidades. O bacharel em Fisioterapia tem o prazo de 15 dias para apresentar sua defesa e se regularizar junto ao CREFITO 15.

Só em janeiro deste ano, o DEFIS realizou 121 visitas em clínicas e consultórios. Deste total, 48%  apresentaram irregularidades. Outros 46% ou não existem mais no endereço cadastrado, ou deixaram de exercer a atividade de fisioterapia e/ ou terapia ocupacional, ou foram encontrados fora do horário de funcionamento, e apenas os 6% restantes estão regulares.

As inspeções foram feitas em Vitória, Serra, Aracruz, Ibiraçu, Fundão, São Mateus, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa e Itarana.

Os principais equívocos encontrados foram: publicidade indevida e irregular; ausência de responsável técnico; ausência de prontuário; ausência de DRF; ausência de Registro. Também houve autuações por inadimplência (50%) e  por não cumprirem as determinações do Conselho (45%), ou seja, a fiscalização já tinha visitado os locais, orientado sobre os erros, mas os ajustes não foram realizados.

 

💬 Precisa de Ajuda?
X