Home / Geral / Inspeções continuam e irregularidades são encontradas em consultórios e clínicas de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Inspeções continuam e irregularidades são encontradas em consultórios e clínicas de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

O Departamento de Fiscalização do CREFITO 15 (DEFIS), durante uma inspeção realizada em Vitória, flagrou um bacharel em Fisioterapia atuando com a Licença Temporária de Trabalho vencida há mais de um ano. Diante da irregularidade, foi solicitado que ele interrompesse o atendimento, pois é proibido exercer a função sem portar o registro atualizado.

Foi lavrado um auto de infração por exercício ilegal da profissão e será aberto um processo ético-disciplinar sobre o caso. A pena pode variar entre uma advertência ou até multa no valor de até 10 anuidades. O bacharel em Fisioterapia tem o prazo de 15 dias para apresentar sua defesa e se regularizar junto ao CREFITO 15.

Só em janeiro deste ano, o DEFIS realizou 121 visitas em clínicas e consultórios. Deste total, 48%  apresentaram irregularidades. Outros 46% ou não existem mais no endereço cadastrado, ou deixaram de exercer a atividade de fisioterapia e/ ou terapia ocupacional, ou foram encontrados fora do horário de funcionamento, e apenas os 6% restantes estão regulares.

As inspeções foram feitas em Vitória, Serra, Aracruz, Ibiraçu, Fundão, São Mateus, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa e Itarana.

Os principais equívocos encontrados foram: publicidade indevida e irregular; ausência de responsável técnico; ausência de prontuário; ausência de DRF; ausência de Registro. Também houve autuações por inadimplência (50%) e  por não cumprirem as determinações do Conselho (45%), ou seja, a fiscalização já tinha visitado os locais, orientado sobre os erros, mas os ajustes não foram realizados.

 

Leia Também

PL prevê cobertura, por plano de saúde, de exames solicitados por fisioterapeutas

Acesse aqui e concorde totalmente com este PL. Sobre  PL 4571/2020 O Projeto de Lei 4571/20 …

.

PARCEIROS CREFITO

 
 
X