COFFITO emite nota em apoio às Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

O COFFITO, por meio desta nota, reitera a importância e os benefícios que as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) oferecem à sociedade, reforçando que a adoção ou implementação da modalidade visa acrescentar alternativas aos tratamentos em vigor.

Em relação à COVID-19, o COFFITO destaca que toda e qualquer ação, que, somada aos protocolos de saúde já definidos, bem como aos protocolos clínicos específicos da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional, e cuja aplicação traga benefícios ao paciente e/ou à família, pode ser utilizada, em busca de um melhor resultado.

O COFFITO reforça também a importância da leitura correta e adequada de conteúdos, evitando-se a distorção de informações que podem acarretar em prejuízos à sociedade, especialmente neste momento singular que a saúde enfrenta.

Por fim, a atuação de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais no âmbito das PICS tem respaldo em regulamentação do Conselho Federal, bem como em portarias nacionais e, portanto, sendo de responsabilidade dos profissionais a adoção ou não da prática, a julgar pela necessidade e especificidade de cada caso.

Acesse a Nota Explicativa do CNS sobre as PICS e a COVID-19: https://bit.ly/2zSmb7a

Acesse a regulamentação do COFFITO sobre as PICS: https://bit.ly/2U5G3Lb

Acesse a regulamentação do Governo Federal sobre as PICS:https://bit.ly/2Xo1okS

COFFITO

💬 Precisa de Ajuda?
X