Home / Geral / Atendimentos de Osteopatia e Quiropraxia passam a ser oferecidos no SUS

Atendimentos de Osteopatia e Quiropraxia passam a ser oferecidos no SUS

Neste ano, o Ministério da Saúde disponibilizará no Sistema Único de Saúde (SUS) atendimentos de Osteopatia e Quiropraxia, por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). Buscando levar mais informações à sociedade sobre as respectivas áreas, o fisioterapeuta conselheiro federal do COFFITO, diplomado em Quiropraxia e pós-graduado em Osteopatia, Dr. Marcelo Massahud Júnior, explica os benefícios que estes serviços proporcionarão.

Importância

O Dr. Marcelo Massahud lembra que a Osteopatia e a Quiropraxia são especialidades da Fisioterapia reconhecidas por lei e em resoluções do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO). O interesse da sociedade nestas áreas, segundo ele, já pode ser identificado nos consultórios particulares, tanto pela procura, quanto pela alta taxa de resolutividade dos casos de problemas do aparelho locomotor, sobretudo os problemas na coluna vertebral. “Com a inclusão desses tratamentos na PNPIC, uma grande parcela da população, até então não contemplada, passará a ter acesso a esses tratamentos, o que consequentemente refletirá num grande avanço nas políticas públicas de saúde”, enfatizou.

Atenção

O conselheiro federal também chama a atenção para a realização dos procedimentos apenas por profissionais de nível superior, em áreas reconhecidas por lei, segundo preconiza a portaria do Ministério da Saúde. Sendo assim, segundo ele, cabe ressaltar que no Brasil, tanto a Osteopatia quanto a Quiropraxia são especialidades do profissional Fisioterapeuta.

O que diz a lei

A Fisioterapia é reconhecida por meio do Decreto-Lei nº938/1969, e a Osteopatia e a Quiropraxia são definidas como especialidades profissionais do fisioterapeuta através da Resolução-COFFITO 220/2001. “Não existe outra profissão no Brasil que possui essas atividades como especialidade, tampouco essas profissões são reconhecidas no Brasil, portanto, para a segurança da população, é imprescindível que essas práticas sejam realizadas por fisioterapeutas especializados”, completou.

Clique aqui e saiba mais sobre a Especialidade Profissional de Quiropraxia.

Clique aqui e saiba mais sobre a Especialidade Profissional de Osteopatia.

Leia Também

PL prevê cobertura, por plano de saúde, de exames solicitados por fisioterapeutas

Acesse aqui e concorde totalmente com este PL. Sobre  PL 4571/2020 O Projeto de Lei 4571/20 …

.

PARCEIROS CREFITO

 
 
X