ABENFISIO: prioridade é a formação de qualidade em Fisioterapia

A coordenadora da seção Estadual da Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia (ABENFISIO), Dra. Roberta Ribeiro Batista Barbosa, conversou com o CREFITO 15 sobre o papel da instituição de fomentar e aprimorar a formação em Fisioterapia, destacou por que a Associação é contra o ensino a distância e convidou todos os interessados em participar do XXVIII Fórum em de Ensino em Fisioterapia, que acontece em Vitória de 26 a 28 de setembro. Veja a entrevista completa!

1) Quais as principais funções da Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia (ABENFISIO)?

A ABENFISIO é uma associação civil, sem fins lucrativos, de caráter educacional/científico, que tem como objetivo principal subsidiar o desenvolvimento e o aprimoramento do ensino/formação em Fisioterapia no Brasil. Suas principais funções são: adotar medidas que estimulem a formação, o aperfeiçoamento e a educação continuada/permanente dos associados e fisioterapeutas docentes ou não; prezar e defender os interesses da Fisioterapia principalmente no que tange ao Ensino, Pesquisa e Extensão, no âmbito da graduação e pós-graduação, junto às Instituições de Ensino Superior (IES), órgãos governamentais e a sociedade em geral; estabelecer intercâmbio com entidades nacionais e internacionais representativas de docentes, discentes e profissionais da Fisioterapia e de outras categorias profissionais; propor e apoiar políticas que garantam a excelência e avanços do Ensino em Fisioterapia em todos seus níveis, sempre em acordo com a realidade nacional.

2) A ABENFISIO está presente em alguns estados. Como é a atuação no Espírito Santo?

A ABENFISIO está representada em 16 estados no Brasil, através das seções estaduais. No Espírito Santo, a seção Estadual foi criada em agosto de 2016, durante o Fórum Estadual de Reformulação de diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação em Fisioterapia, sendo formada por 7 membros associados com a representação de diferentes Instituições de Ensino do Estado do Espírito Santo. Em 2017, foi ano de eleição da coordenação nacional, acontecendo também nova eleição para as seções estaduais, que têm um período de gestão de 3 anos.

A atuação da ABENFISIO no Espírito Santo está em processo de consolidação. Temos feito um trabalho de divulgação da importância da Associação junto com as IES, com objetivo de agregar novos associados e fortalecer a Fisioterapia aqui no estado, buscando sempre o ideal da formação de qualidade. Uma das ações realizadas pela associação foi o II Fórum Estadual de Ensino em Fisioterapia do Espírito Santo, que aconteceu no dia 03/06/2017, o qual foi um rico momento de discussão da proposta das novas diretrizes curriculares e trocas de experiências de diferentes IES aqui do Estado. E com objetivo de fortalecer ainda mais a associação no Espírito Santo, no último Fórum Nacional que ocorreu em João Pessoa, propusemos sediar o próximo Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia, que foi aprovado e acontecerá nos dias 26 a 28 de setembro de 2018, o qual esperamos uma grande adesão e participação de todas as IES do Estado e de todo país.

3) Quem desejar participar da ABENFISIO deve fazer como?

Para se associar à ABENFISIO basta entrar no site www.abenfisio.com.br e clicar no item “junte-se a nós” e seguir passo a passo. Pode-se congregar associados institucionais e associados individuais (docentes, discentes e profissionais fisioterapeutas).

4) Por estar ligada às questões de ensino, a ABENFISIO repudia o ensino a distância em relação à Fisioterapia (EAD). O que tem sido feito para evitar que faculdades sejam abertas nesta modalidade?

A ABENFISIO defende a Graduação em Fisioterapia na modalidade presencial, e tem lutado constantemente por uma formação de qualidade. No site da ABENFISIO é possível acessar a carta de repúdio à modalidade EAD para cursos de Graduação em Fisioterapia. O ensino a distância tem sido foco de discussão nos últimos anos em Fóruns nacionais e estaduais, inclusive, no evento que se aproxima, este assunto está inserido na programação, e informações atualizadas de pessoas diretamente envolvidas na defesa da graduação presencial enriquecerão este momento, trazendo informações atualizadas.

5) A ABENFISIO atua também no incentivo às pesquisas. É possível destacar pesquisas que estão sendo feitas ou alguma que tenha trazido bons resultados dentro da Fisioterapia?

A ABENFISIO possui o Caderno de Educação, Saúde e Fisioterapia, que funciona como um importante veículo de informações científicas relacionadas à área. No evento, serão apresentados centenas de trabalhos ligados à Atenção Integral à Saúde, Formação e Educação Permanente, e Gestão. Além disso, a ABENFISIO estimula as pesquisas promovendo espaços em fóruns sobre redação científica, pesquisa bibliográfica, entre outros.

6) A senhora acredita que dentro do SUS a Fisioterapia é bem representada ou deveria ter mais espaço para os fisioterapeutas?

As diretrizes curriculares dos cursos de Fisioterapia foram baseadas considerando o nosso sistema de saúde. Acreditamos que este é o nosso maior espaço de atuação na Fisioterapia e, portanto, precisamos lutar pelo SUS e pela manutenção e ampliação da nossa profissão dentro do sistema. Para isso é tão importante o envolvimento da classe profissional em Associações para ganharmos forças políticas.

7) Vitória vai receber o XXVIII Fórum em de Ensino em Fisioterapia com tema “Formar para Transformar: Caminhos necessários para qualificar Atenção à Saúde”. O que os participantes podem esperar?

Com muita satisfação receberemos o XXVIII Fórum em de Ensino em Fisioterapia com tema “Formar para Transformar: Caminhos necessários para qualificar Atenção à Saúde”. A programação está incrível, com temas extremamente relevantes e atuais como a Saúde Mental dos discentes, docentes e profissionais da saúde, e o Ensino a Distância, com a participação de atores envolvidos diretamente na defesa da graduação presencial e com representação em órgãos governamentais.

Além disso, este ano a comissão organizadora investiu em capacitação, trazendo novidades, através de oficinas práticas e workshop com maior carga horária, como por exemplo prática de metodologias ativas para pequenos e grandes grupos, vivência do Exame Clínico Observacional (OSCE), ferramentas pedagógicas facilitadoras, e uso de tecnologias no Ensino, entre outros.

No evento, os participantes poderão participar dos Encontros, onde ocorre uma troca rica de experiências entre atores envolvidos na formação do Brasil todo, com discussão de temas importantes, como por exemplo o novo instrumento de avaliação de cursos do MEC.

Ninguém pode ficar de fora!!! Confiram a programação no site, se inscrevam e venham participar deste evento que, certamente, ficará marcado na história do Estado do Espírito Santo.

Roberta Ribeiro Batista Barbosa

· Coordenadora da seção Estadual da Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia – ABENFISIO

· Coordenadora e Docente do Curso de graduação em Fisioterapia da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória – EMESCAM

· Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Medicina/Pediatria e Saúde da Criança da PUCRS

· Mestre em Engenharia Biomédica pela UNIVAP
Especialista em Fisioterapia Hospitalar pela FMUSP

💬 Precisa de Ajuda?
X